Pensar a importância social do esporte é pensar o esporte para todos. ... Através do esporte a gente aprende dedicação, disciplina, educação, respeito, que são coisas que a gente leva para o resto da vida. O esporte na escola é fundamental e é um suporte na construção de valores”, destaca.
A importância da prática esportiva tem benefícios comprovados pela ONU (Organização das Nações Unidas). ... A prática regular do esporte, além de uma vida mais saudável, proporciona ao praticante, uma forte inclusão social, que inclui a criação e manutenção de ciclos de amizades e diversão.
O esporte, especificamente o futebol, integrador social por excelência, amenizador de conflitos sociais, aquecedor da economia local e provedor direto e indireto de empregos, foi o mecanismo encontrado para contribuir na formação de cidadãos plenos e conscientes de suas responsabilidades.
Segundo a definição do dicionário Houaiss, “esporte é a atividade física regular, com fins de recreação e/ou manutenção do condicionamento corporal e da saúde”. A prática regular do esporte, além de uma vida mais saudável, proporciona ao praticante, uma forte inclusão social, que inclui um ciclo de amizades e diversão.
Alguns técnicos que focam no esporte como instrumento para o desenvolvimento social entenderam que o futebol gera esperanças, promove valores positivos que têm impacto imediato e perene, ensina o trabalho em equipe e permite que as pessoas vejam que o sucesso e o fracasso são fundamentais para o crescimento e para uma ...
Além do sistema cardiovascular, a prática do futebol estimula vários sistemas do copo e ativa seu funcionamento, melhorando a digestão, imunidade, respiração, e previne sérias doenças como diabetes, colesterol alto e até mesmo o câncer.
Além disso, o esporte ganha importância como ferramenta de inclusão social, pois mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial, ou seja, possui papel educativo pleno.
A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.
O esporte como fenômeno social tem importante papel na sociedade visto que ele abrange vários setores, sendo bastante relevante na área da saúde, educação, turismo, entre outros. A prática deste envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas.
O esporte pode transformar uma cidade e revolucionar uma sociedade. ... A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física do homem. Não importa se for uma competição, uma brincadeira ou parte da aula de Educação Física, a socialização com os demais está intimamente ligada ao jogo ...
A prática de esportes como determinação pedagógica é importante pois cria um senso de comprometimento. ... Sendo assim, o esporte na escola contribui para que os alunos passem a ter mais disciplina em geral. Eles aprendem a ser responsáveis e começam a compreender como é importante cumprir com o que foi acordado.
O esporte é considerado um meio de inclusão social democrático, capaz de reunir uma enormidade de benefícios, sendo ainda mais importante para as pessoas com deficiência. As atividades ajudam a melhorar a autoestima, convívio social e, consequentemente, a qualidade de vida.
Os Esportes Paralímpicos aprimoram a autoconfiança e a autoestima, além de favorecer a condição cardiovascular dos jogadores. Também desenvolve a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio.
O esporte praticado pelas pessoas com deficiência visual, atletas ou não, além de beneficiar o corpo físico, melhorar a saúde com a diminuição de peso, a eleva- ção dos níveis de condicionamento cardiopulmonar e o aumento de massa magra, também ajuda na sua reorga nização mental e física geral, melhorando sua desenvol ...
Resposta: De acordo com a Federação, só existem três provas que os atletas com deficiência visual não podem competir: as de obstáculos, as corridas com barreiras e o salto em altura. ... Além disso, guia e atleta “devem sempre correr juntos e os guias não podem impulsionar e empurrar seu atleta”.
As provas são divididas por grau de deficiência visual (B1, B2 e B3) e as regras são adaptadas para os atletas B1 e B2. É permitido o uso de sinais sonoros e de um guia, que corre junto com o competidor para orientá-lo. Eles são unidos por uma corda presa às mãos, e o atleta deve estar sempre à frente.
DEFICIÊNCIA VISUAL: futebol de 5, atletismo, ciclismo, judô, natação, goalball, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno.
Resposta. São alguns dos principais esportes praticados por deficientes visuais = Atletismo, Natação, Goalball, Judô, tiro, tiro com arco, basquetebol, Futebol de cinco, tênis de mesa especial, entre outros diversos ...!
Futebol B2/B3 b.
No caso dos cegos, pode ser B1 (futebol de 5 e goalball), T11 ou F11 (atletismo) e S11 (natação). Em cada modalidade, a venda é adaptada para sua prática. Na natação, por exemplo, os próprios óculos que protegem os olhos dos atletas da água da piscina são adaptados para exercer a função da venda.
Esportes Paralímpicos