De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz, ficou cego, mas teve a visão recuperada após três dias por Ananias, que também o batizou.
Foi quando aconteceu sua conversão no caminho de Damasco. Paulo tinha cerca de 28 anos quando ocorreu seu encontro místico com Jesus. Depois de ter se tornado um fervoroso discípulo do Nazareno, viveu algum tempo na comunidade cristã damasquina, até ser expulso pelos judeus.
O que a Bíblia registra sobre o tempo do anonimato do apóstolo Paulo é o seguinte (Gl 1 e 2): - Paulo ficou algum tempo na Arábia e Damasco (3 anos); (Gl 1:17); - Depois desses 3 anos foi para Jerusalém e ficou 15 dias (conheceu somente Pedro e Tiago, irmão de Jesus); (Gl 1:17 e 18);
O perseguidor torna-se perseguido Imediatamente após a conversão, Paulo se retirou para Arábia (Gl 1:17) onde permaneceu por três anos.
Paulo partiu de Antioquia da Síria e foi, novamente, à Galácia e à Frígia. Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.
Total de 1513 km de viagem. Equipe: Paulo e Barnabé se desentendem; Barnabé e João Marcos vão para Chipre e Paulo escolhe Silas como companheiro de viagem (15.
km
Como todos sabem, o apóstolo Paulo era judeu, nascido em Tarso, Capital da Cilícia, Província Romana situada na Ásia Menor e possuía cidadania romana. Naquela época, possuir a cidadania romana era muito importante e assegurava aos que a possuíam direitos e privilégios especiais.
Gamaliel: Significa “Deus recompensa”, “minha recompensa é Deus”. Gamaliel tem origem hebraica, surge a partir do nome hebraico Camliel e significa “Deus recompensa”, “minha recompensa é Deus”.