A ciranda é uma das danças mais tradicionais do Brasil, sendo muito popular no estado de Pernambuco. Ela é especialmente querida na Ilha de Itamaracá, onde teria surgido segundo alguns historiadores que alegam que foi inspirada nos movimentos das ondas do mar.
As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.
Uma das cantigas folclóricas mais antigas é a Ciranda, cirandinha. Em roda e de mãos dadas, as crianças cantam e rodam. No final da canção, um colega é escolhido para ficar no meio da roda. A brincadeira termina quando todos os participantes estiverem no centro.
Ciranda (dança) Os participantes são denominados cirandeiros, havendo também figuras de mestre (responsável por tirar as canções), contra-mestre e músicos, que ficam no centro da roda.
Para brincar, é preciso duas duplas. A perna direita de uma criança é amarrada à perna esquerda da outra, e uma delas vai ter os olhos vendados. Quem estiver com os olhos abertos tem que dar direções para levar a criança vendada até a bola. Ganha a dupla que conseguir acertar a bola no gol.
Brincadeiras com Bola