A contração dos músculos intercostais externos causa uma elevação das costelas (músculos inspiratórios), enquanto tanto os músculos intercostais internos quanto os íntimos abaixam as costelas (músculos expiratórios).
Os músculos que atuam nas costelas são os intercostais internos e externos, subcostais, transverso do tórax, levantadores das costelas (já mencionado anteriormente), serrátil posterior (já mencionado anteriormente) e quadrado lombar.
Costocondrite Ela acontece devido à inflamação das cartilagens que ligam as costelas superiores ao osso do esterno e, por isso, é comum sentir intensa sensibilidade na região entre os mamilos, especialmente ao fazer pressão sobre a região. Veja todos os sintomas da costocondrite.
Também é muito importante consultar seu médico imediatamente se você sentir alguma dor ou lesão como resultado de um espasmo muscular nas costas, para determinar a causa, minimizar a lesão e permitir que a cura ocorra corretamente.
A resposta é: Diafragma.
Músculos abdominais da região anterolateral
A parede ântero-lateral do abdômen é composta por 4 músculos principais: o reto abdominal, o oblíquo externo do abdômen, o oblíquo interno do abdômen e o músculo transverso abdominal.
Os músculos da parede abdominal anterolateral são divididos em dois grupos principais: Músculos laterais planos, situados de cada lada do abdômen, incluem três músculos: oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen.
Os exercícios abdominais em geral trabalham apenas os quatro principais músculos do abdômen – transverso abdominal, reto abdominal, oblíquo interno e oblíquo externo.
Os músculos abdominais tem como principal função proteger as vísceras e promover uma pressão interna que auxilia em diversas necessidades fisiológicas. Mas a parte mais interessante a todos é a estética, quando se vê um abdome “chapado” ou “em tanquinho”.
Função. Os músculos abdominais são responsáveis pela tensão da parede anterior do corpo. Em colaboração com a musculatura dorsal eles estabilizam a coluna vertebral e movimentam o tronco.
A parte abdominal é constituída por músculos: reto abdominal, oblíquo interno e externo, e os músculos transversos, e esse conjunto muscular possuem a função de manter a movimentação da coluna lombar, sustentar as vísceras e manter o equilíbrio e postura.
Os músculos abdominais possuem primordialmente a função de proteger os órgãos internos da cavidade abdominal. Além disso, têm o papel de estabilizar a coluna para prevenir lesões musculares e discais (afinal, utilizamos a coluna o dia todo, em todas as atividades que vamos realizar).
Ter a musculatura do abdômen fortalecida também facilita qualquer movimento que você for fazer no seu dia a dia, além de melhorar a postura durante a sua jornada de trabalho e evitar dores na lombar e nas costas.
A partir dessa área motora os nervos (os fios elétricos do corpo) ligam o cérebro aos músculos. Quando a informação (na forma de eletricidade) atinge o músculo, ele contrai, ou seja, encurta de tamanho, permitindo a realização de um movimento.
As articulações, também chamadas de juntas, possuem duas funções principais: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto. Graças à presença das articulações, temos um corpo estável que consegue, por exemplo, manter a postura ereta.
A principal função dos ligamentos é prevenir movimentos excessivos ou anormais, além de manter a estabilidade das articulações pela sua função proprioceptiva (BENJAMIN & RALPHS, 1997). Os ligamentos, segundo sua localização, podem ser intracapsulares ou extracapsulares.
Conheça algumas das principais articulações do corpo humano e o movimento que realizam.