Contabilidade Geral A equação patrimonial é a representação quantitativa do patrimônio de uma entidade. Se o passivo suplantar o ativo, tem-se a seguinte equação: a) Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.
Esta equação é escrita na forma A=P+PL e significa que o total de ativos (A) sempre é igual à soma do total de passivos (P) com o patrimônio líquido (PL). Ela é desdobrada da equação A=P, anterior às teorias que introduziram o conceito de PL como a diferença entre ativos e passivos.
O Patrimônio Líquido é formado pelas contas de Capital social, Reservas de Lucros Reserva de Capital, Ações em tesouraria, Ajustes de avaliação patrimonial e Patrimônio Líquido Negativo. ... O patrimônio líquido de uma empresa pode ser calculado subtraindo o ativo total do passivo total da empresa.
Considerando que o balanço patrimonial é composto por bens, direitos e obrigações, é correto afirmar que a equação básica patrimonial da contabilidade que não se modifica é 1. ... Ativo + Direitos = Patrimônio Líquido (PL).
Outra maneira de realizar o cálculo do patrimônio líquido é calcular a diferença existente entre o ativo total e o ativo exigível. Para isso, basta fazer uso da seguinte equação: “Patrimônio Líquido – Ativo – Passivo”. – Resultado do Valor do patrimônio líquido: vinte mil reais.
Conforme evidenciado, para se conhecer a riqueza líquida da pessoa ou de uma empresa, precisamos somar os bens com os direitos e desse total, subtraem as obrigações. O resultado obtido será a riqueza líquida. Em alguns casos os somatórios dos bens mais direitos superam o valor das obrigações.
Sempre que houver pagamento a terceiros, o débito deverá constar nos registros de saída. Assim, será possível calcular o valor do PL pela diferença entre o ativo total e o passivo exigível, tal como na fórmula patrimônio líquido = ativo – passivo.
Finalmente o resultado patrimonial do período é calculado pela diferença entre as Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA) e as Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD). Quando este resultado é positivo temos superávit patrimonial. Caso contrário temos um déficit patrimonial no período.
O Resultado Patrimonial corresponde: A. à diferença entre o valor total das variações patrimoniais aumentativas e o valor total das variações patrimoniais diminutivas de um dado período. ... Caso contrário, diz-se que o resultado patrimonial foi deficitário ou que houve um déficit patrimonial.
DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.
Como calcular o Resultado Financeiro? Para calcular o resultado financeiro é necessário utilizar 2 números, as receitas financeiras e as despesas financeiras. Sendo assim, o cálculo do resultado financeiro se dá mediante a subtração das receitas financeiras pelas despesas financeiras.
E a regra básica da contabilidade diz que deve haver uma igualdade entre esses três itens. Logo, a equação básica de todo balanço patrimonial é a seguinte: Ativo = Passivo + Patrimônio líquido.
A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período de tempo para deixar claro se a empresa se teve lucro ou prejuízo. ... A DRE apresenta a síntese dos resultados das atividades operacionais e não operacionais da empresa.
O Resultado Operacional representa o lucro da empresa com suas operações e desconsidera juros e impostos. O Resultado Líquido é a subtração do Resultado Operacional com as Despesas Financeiras.
Com o Resultado Financeiro é possível saber que resultado teve cada uma das movimentações financeiras da empresa (investimentos, recebimentos, gastos). ... Resultado Financeiro é a disponibilidade momentânea do dinheiro. Resultado Econômico é o lucro ou prejuízo em termos de ativos.
O que significa resultado financeiro negativo? Ações. Significa que as despesas financeiras foram maiores do que as receitas financeiras. Geralmente isso ocorre porque a empresa tem mais dívidas do que caixa, o que faz com que a despesa de juros seja superior a receita de aplicações financeiras.
Lembrando: resultado econômico é o lucro ou prejuízo em termos de ativos, e resultado financeiro é quanto à disponibilidade momentânea de dinheiro.
Situação econômica e financeira de uma empresa A situação econômica te mostra se seu negócio está dando lucro e o quanto você pode contar com isso, assim como cria um retrato firme de seu patrimônio, seus ativos e passivos. Já sua situação financeira diz respeito a sua Liquidez e seu Índice de Endividamento.
O Resultado Econômico é um indicador que demonstra através do regime de competência o lucro ou prejuízo da empresa. Ele pode ser analisado e avaliado pelo DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício. ... Neste caso, temos um resultado econômico de 20%, ou seja, lucro de 20 mil reais.
A Economia Financeira é o ramo da economia que estuda "a alocação e distribuição de recursos econômicos, tanto espacialmente quanto através do tempo, em um ambiente incerto".
A Política Financeira estabelece diretrizes e restrições para a gestão das operações de Liquidez e Aplicações Financeiras, Atividades de Financiamento e Gestão de Risco de Mercado.
A análise financeira, conhecida também como análise econômica, é o estudo da capacidade de geração lucro de uma empresa. Esta é também uma maneira de medir seu desenvolvimento. Através dela, encontramos métodos que nos permitem avaliar a situação financeira do negócio.
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. ... Macroeconomia e microeconomia são as principais divisões da ciência econômica.
Enquanto disciplina científica, a Economia tem por objeto de estudo a sociedade, prestando particular atenção à sua componente económica. Estuda a forma pela qual os recursos são combinados para produzir bens capazes de satisfazer as necessidades existentes. É este o problema básico da Economia. ...
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
O principal objetivo das Ciências Econômicas é analisar problemas gerados em contextos econômicos e sugerir soluções, seja para resolvê-los ou para minimizar suas consequências.