Observe que a distância d entre as retas r e s é a distância entre os dois planos. Esta distância d é, por exemplo, a distância de qualquer ponto Q da reta s ao plano π. Esta distância pode ser calculada usando o produto misto como fizemos anteriormente.
Portanto, considerando M o ponto médio do segmento AB, temos a seguinte expressão matemática para determinar as coordenadas do ponto médio de qualquer segmento no plano cartesiano: Percebemos que o cálculo da abscissa xM é a média aritmética entre as abscissas dos pontos A e B.
O ponto médio de um lado do quadrado é o ponto que divide esse lado em duas partes iguais. Como o lado do primeiro quadrado mede 20 cm, então o vértice do segundo quadrado dividirá esse lado em duas partes de 10 cm.
Resposta. Resposta: Ponto -A (2,2), Ponto B-(2,6) , Ponto -C (5,2).
As coordenadas do ponto C são -20º e -30º.
Para localizar um ponto em um plano cartesiano, utilizamos a sequência prática:
No plano cartesiano, a reta vertical responsável pelas coordenadas y é chamada de ordenada, e a reta horizontal, responsável pelas coordenadas x, é chamada de abcissa. Um par ordenado é formado por dois números reais que representam uma coordenada.
As coordenadas dos pontos P e Q são:
As coordenadas cartesianas são pares ordenados do tipo P (x,y) que são representados no plano cartesiano, sendo P o ponto, x é o número real que é abcissa de P e y o número real que é a ordenada de P.
O ponto não tem dimensão. Ele pode ser, por exemplo, um toque da caneta no papel. Representamos pontos no espaço sempre com letras maiúsculas (A, B, P, M, ...), exemplo: Por um ponto no espaço, passam infinitas retas.
A representação de cada ponto cartesiano é feita por meio de um ordenado um par ordenado é formado por dois números racionais quais que , escrito em certa ordem. Os números racionais que formam o par ordenado denomina - se coordenadas,e são entre parênteses e separados por uma vírgula.
Resposta. Resposta: É só marcar no valor no eixo da abscissa e, no eixo das ordenadas.