Para proporcionar um bom ambiente de trabalho, as empresas criam normas e regras pautadas na ética profissional. Portanto, obedecê-las é um dos critérios mais valorizados na contratação de um funcionário.
Um profissional ético tem senso de coletividade e isso engloba ter compaixão, ser benevolente e gentil com todos os indivíduos. Isso envolve um exercício de humildade e altruísmo que pode ser desafiador.
Fofocas e comentários maldosos devem ser eliminados. Mesmo que pareçam fazer parte do grupo e seja inofensiva, é tido como algo grave dentro das empresas. A fofoca somente prejudica as pessoas e o tempo gasto com ela, poderia ser usado para algo mais útil e produtivo.
São estabelecidos os princípios ético-morais de determinada profissão. No caso de infração, são previstas penas disciplinares aos trabalhadores. Isso deve ser feito com o intuito de proteger a sociedade de injustiças e desrespeito, em qualquer esfera.
Seja em uma posição de liderança ou entre a equipe, cultive a cultura de feedbacks para aperfeiçoar a sua própria percepção em relação às atitudes dos colaboradores e a sua comunicação não-violenta.
Mesmo com a padronização por parte das empresas, a ética profissional é, sobretudo, uma questão individual. Ela está diretamente relacionada à forma com que cada pessoa encara o trabalho, as relações e as responsabilidades trazidas por ele. Há uma infinidade de posturas que podem ser consideradas antiéticas e que se originam de problemas diferentes. Elas podem surgir a partir de questões como a forma com que o profissional enxerga os colegas, a falta de comprometimento, mentalidade ou, em alguns casos, com insatisfação e exaustão.
Ainda que pareçam sinônimos, ética e moral são coisas distintas no contexto dos relacionamentos.
Essa é a base de qualquer relação saudável. Podemos encará-lo aqui dentro de duas dimensões: respeito às pessoas e respeito à lei. Respeitar as pessoas no sentido de tolerar seus gostos e preferências, e seguir as leis, normas e regulamentações.
Valorizar o trabalho em equipe dos colaboradores é fundamental para minimizar a individualidade trazida pela pandemia e consequentemente pelo home office, fomentar o respeito à pluralidade de visões e opiniões, empatia, produtividade e entregas excelentes.
Também chamada de filosofia da moral, o conceito de ética surgiu na Grécia Antiga e foi trabalhado por filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Ela foi pensada como um modo de organizar as cidades-estado que precisavam de harmonia, honestidade e fidelidade entre seus cidadãos para se desenvolverem.
Luiza apoia a equipe de Marketing da ETALENT. Formada em Letras e estudante de jornalismo, ela é apaixonada por literatura e cinema. Nerd declarada, não vive sem seu videogame.
A ideia de que o exercício de uma profissão, assim como muitos outros setores, como família, sexualidade e vida social, está sujeito a normas éticas, está presente na sociedade desde que as profissões foram estabelecidas. O famoso juramento de Hipócrates pode ser considerado como um primeiro testemunho de verdadeiro código de ética profissional.
Olhando para essas condutas, podemos constatar que qualquer atitude que cause desconforto, problemas ou algum tipo de dano a pessoas, à sociedade ou ao meio-ambiente é reprovável eticamente.
Nunca faça algo que não possa assumir perante os colegas de trabalho, os superiores e ao público. Somente assuma alguma responsabilidade se tiver condições de garantir os resultados. Por isso, evite se comprometer sem estar 100% confiante!
De modo geral, é uma área da filosofia que estuda o conjunto de valores que influenciam o comportamento humano, bem como busca resolver alguns de seus dilemas.
As consequências para quem não observa a manutenção do sigilo podem ser desastrosas, como aconteceu no caso da ex-secretária Joya Williams, que trabalhou na Coca-Cola.
Um profissional leal constrói relações fortes com os colegas de trabalho, não utiliza de informações privilegiadas para obter vantagens e muito menos as dissemina para pessoas externas à organização.
O último exemplo abordado de código de ética profissional é o relacionado à advocacia. O Código de Ética e Disciplina da OAB é o conjunto normativo que orienta o comportamento dos advogados.
Quem opta pela ética trata a todos sem discriminação, até porque caráter não se define pela cor, sexualidade ou quaisquer outras condições impostas social ou biologicamente.
Quais são as características de uma conduta Ética?" title="Quais são as características de uma conduta Ética?" />
Eles procuram, também, deixar o ambiente de trabalho mais harmônico e sempre são honestos em suas atitudes. Não inventam mentiras para mostrar o seu trabalho e estão dispostos a ouvir seus colaboradores.
Um bom ambiente organizacional começa quando as regras são claras e todos estão cientes dos seus direitos e deveres, a começar pela própria instituição.