15 metros
seis metros
oliveira
Azeitona Azapa de origem peruana, tem textura macia e cor roxa devido sua maturação natural. De sabor levemente amargo, característico da fruta madura, é ideal para ser consumida como aperitivo, mas também é uma delícia em pratos como bacalhau, frutos do mar e saladas.
A principal diferença entre azeitonas verdes e pretas está no ponto em que são colhidas – o que define sua coloração. As azeitonas verdes são colhidas antes de amadurecerem, enquanto as azeitonas pretas podem amadurecer na árvore.
Aqui estão alguns fatos sobre apenas algumas das variedades mais comuns usadas em azeite e como azeitonas de mesa.
Confira a seguir os benefícios das azeitonas:
As azeitonas maduras são pretas, ou roxas-escuras, com formato oval e exterior esponjoso. Elas geralmente nascem verdes e vão ficando mais escuras à medida que vão amadurecendo. As azeitonas maduras levemente roxas são menos amargas e pungentes que as verdes. As verdes também são mais firmes que as maduras.
No caso de usar azeitonas verdes, é necessário tirar o sabor amargo antes de fermentá-las. Logo após a colheita e a classificação, coloque-as de molho por 5 a 7 horas em solução de 2% a 5% de soda cáustica (hidróxido de sódio).
Entre a maioria dos olivicultores existe a ideia generalizada de que, quanto mais tarde for a colheita, maior será a quantidade de azeite obtida. Esta atitude levava, até um passado recente, a colheitas de azeitona com frutos sobre maduros, a partir definais do mês de novembro até finais de janeiro.
Um esquema de fertilização de oliveira comum usado por centenas de agricultores experientes de oliveiras envolve a adição de 8-15 libras (4-7 kg) de fertilizante Nitrogênio – Fósforo – Potássio (N-P-K) em cada árvore adulta uma vez ou duas vezes por ano.
A Serra da Mantiqueira reserva além de belas paisagens a produção de azeite. A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) pesquisa há mais de 30 anos a cultura da oliveira na região e em 2008 realizou em Maria da Fé a primeira extração de azeite de oliva no Brasil.
Cada hectare pode produzir até 1.