A Constituição Federal de 1988 aboliu todos os três territórios então existentes: Fernando de Noronha tornou-se um distrito estadual do Estado de Pernambuco; o Território Federal do Amapá e o Território Federal de Roraima ganharam o status integral de Estados da Federação.
Com a nova legislação, Roraima e Amapá foram transformados em estados, Fernando de Noronha foi incorporado a Pernambuco e Goiás foi desmembrado, dando origem a Tocantins.
Com o advento da Constituição Federal de 1988, os Territórios de Roraima e do Amapá foram transformados em Estados, por força do disposto no § 2° do art. 14, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT.
Triângulo. O estado do Triângulo, com 66 municípios, seria fruto do desmembramento da parte oeste de Minas Gerais e foi batizado com o nome da mesorregião do Triângulo Mineiro. Se criado, o novo estado terá uma área de 90 545 km².
Resposta. Resposta: Sendo assim, de forma geral, pode-se dividir as então regiões da segiunte forma: Região Norte, Região Meio- Norte, Região Nordeste Ocidental, Região Nordeste Oriental, Região Leste Setentrional, Região Leste Meridional, Região Sul e Região Centro-Oeste.
Há a previsão da existência de territórios federais, mas eles integram a União e não gozam de autonomia como um ente da federação (Art....Unidades federativas do Brasil.
O mapa político atual apresenta 26 estados e o Distrito Federal. Essa divisão foi estabelecida por meio da Constituição Federal de 1988. Com a nova configuração, os estados de Roraima e Amapá foram elevados à categoria de estado, e a porção norte do estado de Goiás foi desmembrada, sendo criado o estado do Tocantins.
O mapa regional do Brasil representa cartograficamente o território brasileiro, dividindo-o em regiões. As regiões brasileiras são agrupamentos de unidades federativas que visam a facilitar a análise e a interpretação dos dados dos estados agrupados.
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.
A formação do território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses. Para evitar conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494). Este estabelecia os limites das terras a serem ocupadas e exploradas na América.
O Brasil é considerado um dos países de maior diversidade étnica do mundo, sua população apresenta características dos colonizadores europeus (brancos), dos negros (africanos) e dos indígenas (população nativa), além de elementos dos imigrantes asiáticos.
Entre os aspectos naturais (que são estudados pela Geografia) do Brasil se destacam a sua grande extensão (são cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, sendo o quinto maior país do mundo), com uma grande faixa litorânea, a coexistência de diversos biomas no mesmo país (temos áreas tão diferentes como ...
Resposta: Os elementos que compõem os aspectos físicos do Brasil são o relevo, hidrografia , clima e vegetação.
Resposta: Localizado no continente americano, no subcontinente da América do Sul, o Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 8.