Confesso que essa pergunta sempre me desagradou um pouco, porque não gosto de generalizações e sempre tive muito clara a noção de que os exercícios deveriam ser criados de forma personalizada atendendo a necessidade de cada cantor(a).
Hidratação: para manter as pregas vocais em boas condições é preciso hidratá-las com água, em temperatura natural. O recomendado é beber 2 litros de água por dia, aproximadamente. Contudo, não adianta beber tudo de uma vez, pois a hidratação deve ser constante ao longo do dia.
Apesar de ter chamado essa lista de TOP 7, não enumerei os exercícios por grau de importância, ok? Além disso, não é uma ordem de exercícios que deve ser feita em sequência (um após o outro) sem entender o porquê da aplicação. Ainda que sejam exercícios que podem ser usados por muitas pessoas, o uso deles vai depender da necessidade de cada cantor(a).
Muito bom! Esses exercícios são sensacionais, uso todos eles e posso afirmar que os resultados são fantásticos, principalmente quando utilizados no momento certo e de acordo com o perfil do aluno.
Embora algumas pessoas nasçam com um dom natural para cantar e não precisem de muito treino, a grande maioria precisa treinar para obter uma voz de canto bonita. Por isso, da mesma forma que se treinam os músculos do corpo na academia, quem precisa cantar, ou tem esse desejo, também deve treinar a voz.
Lembre-se que após danificar suas cordas vocais, você não vai poder simplesmente ir na loja mais próxima e comprar um conjunto novo. Para aqueles que usam a voz de forma profissional e constante, o acompanhamento de um fonoaudiólogo para que ele avalie a progressão de seu aparelho fonador é essencial.
Um exercício que treina a capacidade de ressonância é dizer a palavra "hâng" enquanto se tenta manter a garganta bem aberta e o céu da boca levantado. Depois de conseguir realizar isso, pode-se adicionar um "á" ao final da palavra, resultando em "hâng-áá" e repetir por várias vezes.
Outro fator muito importante para o sucesso dos exercícios é a comunicação. O(a) aluno(a) precisa ser orientado de forma bem objetiva para saber como executar de forma correta e qual o efeito/ resultado que se espera da execução de cada vocalize.
Há um número bem grande de exercícios para aquecer a voz, como ficar “mastigando” a letra “m” ou vibrando a língua com a letra “r”. O vídeo abaixo traz alguns exercícios para um aquecimento de responsa!
Compartilhamos aqui apenas algumas dicas para cuidar da sua voz, contudo é imprescíndivel buscar ajuda de profissionais qualificados, como professores e médicos especializados no assunto.
Primeiramente vamos descrever os exercícios de voz (para os menos habituados com esse mundo). Os vocalizes são melodias (normalmente arpeggios) cantadas com uma determinada combinação de consoantes, vogais e/ou outros recursos sonoros que envolvam a voz (como vibrações de lábios, de língua, sonoridades chatas, sonoridades bobas, dentre outros estímulos).
A respiração é um dos itens mais importantes no canto, pois está relacionada com a afinação, colocação e volume da voz e a resistência do cantor. Por isso é essencial ter um bom condicionamento físico (ter fôlego para cantar, rs) e uma respiração controlada.
Muitos iniciantes pulam essa etapa porque não se dão conta de que a gente canta com o corpo inteiro. Ou seja: é fundamental alongar e relaxar bem os músculos em geral, mas especialmente os que estão mais ligados à produção vocal.
Não tem escala regendo aqui afinação, é só mesmo um estímulo para fazer e entender o que é uma voz de cabeça. É um exercício muito interessante para quem tem dificuldades com notas agudas, emissão tensa e não consegue trocar de registro. Muitas vezes, é nesse simples som que algumas pessoas pela primeira vez acessam sua voz de cabeça.
Tão importante quanto aquecer é desaquecer a voz, pois ambas as práticas colocam a voz na condição ideal tanto para uso quanto para iniciar o descanso. Depois de cantar, você deve fazer alguns exercícios que ajudem a relaxar o corpo e a trazer a voz para o estado normal. Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:
Prolongar de maneira estável a emissão de uma consoante fricativa sonora, como “z”, “v” e “j” necessita de bastante equilíbrio entre o fluxo de ar e a movimentação das pregas vocais.