A subtração é a operação inversa da adição, e a divisão é a operação inversa da multiplicação.
S. M. É a palavra que se dá ao número que se subtrai um outro menor. O número 139, é o minuendo pois, dele tira-se, aí no exemplo, o número menor que é o 15. Dessa forma, o número 139, que é o maior chama-se minuendo.
Por sua simplicidade, a multiplicação é uma operação fundamental principalmente para os casos de equações que precisam resolver rapidamente a junção de complexos números fundamentais.
A operação de adição envolve adicionar, acrescentar, juntar. Essa operação é indicada pelo símbolo + e possui a seguinte estrutura:
Para começar, multiplique o número das unidades inferior pelo número das unidades superior. Em seguida, multiplique o mesmo número das unidades pelo número na casa das dezenas superior. Você também precisa multiplicar o número na casa das dezenas inferior pelos dois números superiores.
Observação: A reta numérica é uma importante ferramenta para o estudo da adição.
A subtração segue basicamente a mesma lógica das somas, ou seja, sua estrutura é idêntica à da soma, embora seja o contrário. Este é, por exemplo, o principal tipo de equação utilizado em planejamentos financeiros, onde a partir de um orçamento, retiramos os gastos mensais ou de um determinado período, descobrindo a quanto conseguimos chegar no final.
Observação: Para compreender a última propriedade e resolver diferentes problemas relacionados às quatro operações básicas, é fundamental conhecer a regra de sinais.
Quando for trazer problemas matemáticos para os seus alunos, faça isso de forma que as situações pareçam reais. Conte histórias sobre os problemas sem forçar a barra. Importante é aproximar a matemática do dia a dia da criança e não afastar ainda mais.
As operações matemáticas básicas são adição, subtração, multiplicação e divisão. Cabe destacar duas relações entre essas operações:
A primeira operação a ser abordada é a soma de frações. Para encontrar a solução desta operação com fração, o primeiro passo é deixar os denominadores dos números fracionários envolvidos iguais. Nos casos em que isso já ocorre, só é necessário executar a soma de todos os numeradores e manter o denominador comum.
A multiplicação pode ser entendida como várias somas, já que multiplicar um número m por um número n, nada mais é do que somar esse número m, n vezes. Por exemplo:
em que b é diferente de zero e c é o quociente ou razão entre a e b. Lemos “a dividido por b é igual a c”.
A primeira conta que todas as pessoas aprendem sempre é a soma. Com ela, podemos descobrir praticamente todos os resultados necessários nas mais complexas equações matemáticas. A grande questão é que as contas mais complexas levarão a somas cada vez maiores e mais demoradas, mas que sempre chegarão ao resultado correto.
Conhecemos como multiplicação a soma sucessiva de um número por ele mesmo. Para fazer a representação da multiplicação entre dois números, utilizamos o símbolo “×” ou o símbolo “·”. O resultado da multiplicação é conhecido como produto, e os números que serão multiplicados são chamados de fatores.
A adição é a operação básica das básicas, pois além de ser a mais simples de se compreender, ela também é a base das demais operações. Na adição existem 3 termos, dos quais denominamos de: