A vegetação é a tundra, ou seja, plantas rasteiras, líquens e musgos, que aparecem no período de três meses de verão, e nos demais essa vegetação fica coberta por gelo.
O extremo norte da Ásia é dominado por climas polares. O norte da Sibéria é atravessado pelo Círculo Polar Ártico, onde podemos encontrar temperaturas médias muito baixas durante todo o ano. Isso se deve à inclinação da Terra, que limita a insolação na área.
Entre os diferentes fatores que interferem nos climas da Ásia, estão:
Há quatro tipos de clima: siberiano, mediterrâneo, desértico e monções. O siberiano estende-se por toda a faixa norte e se caracteriza pelos longos invernos. Na região do litoral predomina o clima mediterrâneo. Já no interior do continente o clima é desértico, muito quente e seco durante o dia e gélido à noite.
Os principais climas que atuam na Oceania são o árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial. Esse continente apresenta grande diversidade de paisagens, com destaque para as florestas tropicais, desertos, savanas, montes nevados, estepes, zonas litorâneas.
Grande parte das terras da Ásia Central é muito seca. O maior bioma (tipo de vegetação dominante) na Ásia Central são as pastagens temperadas, savanas e matos. Ásia Central também contém as pradarias de montanha , Desertos e matos xerófitas e biomas de florestas temperadas de coníferas.
No Extremo Oriente o clima é subtropical e temperado. Portanto, as florestas também são subtropicais e temperadas, com exceção do oeste da China que apresenta clima frio de montanha e vegetação xerófila e de estepes.
Essas duas das 3 grandes civilizações da Ásia são a chinesa e a japonesa, sendo que o Japão é uma potência econômica e tecnológica, enquanto que a China também, tendo se tornado a segunda maior potência mundial e também possui o maior exército do mundo.
Olá! O relevo da Ásia é constituído essencialmente por um vasto planalto, em cujas margens crescem fortes cadeias montanhosas e a cujo pé norte chegam as planícies que chegam ao Oceano Árctico, enquanto a vertente sul se encontra disposta, como na Europa, por três penínsulas dilatadas.
O extremo oriente é a região mais rica da Ásia, possuindo duas grandes potências econômicas, a China e o Japão, segunda e terceira maiores economias mundiais. As economias na região se caracterizam por produtos industrializados de alta tecnologia (Japão e Coreia do Sul) e produtos de baixo valor agregado (China).
Os principais elementos da economia asiática são uma economia de mercado (globalizada), políticas fiscais e tributárias que incentivam a instalação e o investimento de empresas estrangeiras nos países, além de investimentos em mão de obra qualificada e nos setores da tecnologia.
A economia da Ásia Central está ligada principalmente à agricultura, pecuária e ao extrativismo mineral. ... Na produção agrícola, destaca-se o cultivo de algodão e frutas.
A maior parte localiza-se no Hemisfério Norte, fazendo fronteira com os continentes: africano, europeu, americano (pelo Estreito de Bering) e Oceania.
Já o Setor Secundário é aquele que está relacionado com a industrialização, ou seja, a transformação de matérias-primas em produtos, sendo muito forte na Ásia (a China, por exemplo, tem os maiores parques industriais do mundo) e subdesenvolvido na maior parte da África.
A artes, a cultura, a música e a religião são elementos importantes da cultura asiática. A Ásia é o grande berço das religiões do mundo, principalmente as monoteístas como: o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo. Além do Budismo, o Confucionismo, o Xintoísmo e o Hinduísmo.