Lembrando: Leis Civis: Regiam a nação de Israel; Leis de saúde: Para preservar o bem-estar humano; Leis cerimoniais: Sacrifícios e cerimônias que apontavam para morte de Cristo na cruz.
Mas agora a expressão das tábuas da lei foi dada como um desdobramento que os seus interpretes a chamam de decálogo ritual....
Teologia Dispensacional: A lei do Antigo Testamento não se aplica, a menos que seja reiterada no Novo Testamento. Isso geralmente vê a lei do Velho Testamento como tendo sido dada a um povo específico, em um momento específico, e não se aplica automaticamente aos Cristãos.
TÁBUAS DA LEI: Segundo Udo Becker (1999, p. 275) símbolo da Antiga Aliança; nelas foram escritos os dez mandamentos.
quarenta dias
Monte Sinai
Moisés
Ou seja, estes quatro primeiros mandamentos, os da primeira tábua, são dedicados à relação do homem com a figura divina, dizendo-nos como esta deverá ser venerada. Prossegue-se depois com os mandamentos da segunda tábua, que contêm as regras que os homens devem seguir entre eles.
Estas primeiras tábuas foram quebradas por Moisés, pela raiva que teve ao ver o povo de Deus adorando o bezerro de ouro, conforme Êxodo 32:19: “Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.”
De acordo com a narrativa bíblica, os mandamentos foram escritos em duas tábuas de pedra pelo dedo de Deus (Ex 31:18). Mais tarde, Moisés quebra as tábuas ao ver o povo adorando o Bezerro de Ouro (Ex 32:1-19), mas um par reserva é fornecido (Ex 34:1).