De início, é importante compreender que, em uma empresa, a conduta do profissional é orientada por meio de normativos internos ou Códigos de Ética. Com isto, as condições essenciais que contribuem para a boa conduta ética do profissional são:
A privacidade do colega, do cliente e de todos os demais é inviolável. Nunca se deve mexer na mesa, gaveta, armário ou informações e documentos de outras pessoas, em qualquer circunstância.
Entretanto, há condutas que atingem os dois aspectos simultaneamente. É o caso de situações que envolvem furtos, agressões físicas e verbais, assédio moral e sexual, por exemplo.
Cultivar a ética profissional dentro do ambiente de trabalho, proporciona benefícios e vantagens para todos, uma vez que o seu objetivo é estimular o crescimento da empresa e de todos os envolvidos.
Além disso, é fundamental que os profissionais mantenham a honestidade, sejam confiáveis, respeitem o sigilo da organização, estejam comprometidos com as responsabilidades e procurem manter a prudência. Atitudes como desrespeitar os colegas, o local de trabalho, jogar lixo em lugares inadequados, gritar desnecessariamente, furar filas, tentar levar vantagem em relação aos demais ou ser grosseiro são ações que devem ser evitadas a todo custo.
O primeiro exemplo de código de ética profissional é o da medicina. Sendo que o Conselho Federal de Medicina é o órgão responsável por editar e revisar o código de ética da medicina. O objetivo é melhorar a relação entre médicos, pacientes e sociedade, tratando a saúde com responsabilidade.
Seja muito cauteloso ao fazer uma crítica, já que serão apontados os pontos negativos de uma pessoa. Preze pela transparência ao transmitir diretamente a pessoa e não para os outros. Não fale pelas costas ou haja com impulsividade.
Seja em uma posição de liderança ou entre a equipe, cultive a cultura de feedbacks para aperfeiçoar a sua própria percepção em relação às atitudes dos colaboradores e a sua comunicação não-violenta.
Quando se fala de liderança, as pessoas entendem que são os gestores que desenvolvem as competências do cargo com êxito. Aqueles que trabalham baseados pela ética profissional, portanto, oferecem feedbacks contínuos para seus colaboradores.
Integridade é o oposto de hipocrisia. Significa fazer o que você acha certo mesmo quando existem pressões para que você faça ao contrário. Essas influências podem ser de pessoas ou até da própria situação na qual você está envolvido.
A ética profissional é o conjunto de normas, valores e condutas de comportamento que formam a consciência do profissional no ambiente de trabalho e no exercício de sua atividade dentro das organizações.
Luiza apoia a equipe de Marketing da ETALENT. Formada em Letras e estudante de jornalismo, ela é apaixonada por literatura e cinema. Nerd declarada, não vive sem seu videogame.
Cuide do modo como você lida com outras pessoas. Trate todos com igual respeito e de maneira justa, independente da raça, religião, orientação sexual, identidade de gênero ou outra característica.
Mesmo com a padronização por parte das empresas, a ética profissional é, sobretudo, uma questão individual. Ela está diretamente relacionada à forma com que cada pessoa encara o trabalho, as relações e as responsabilidades trazidas por ele. Há uma infinidade de posturas que podem ser consideradas antiéticas e que se originam de problemas diferentes. Elas podem surgir a partir de questões como a forma com que o profissional enxerga os colegas, a falta de comprometimento, mentalidade ou, em alguns casos, com insatisfação e exaustão.
Olhando para essas condutas, podemos constatar que qualquer atitude que cause desconforto, problemas ou algum tipo de dano a pessoas, à sociedade ou ao meio-ambiente é reprovável eticamente.
O papel dos conselhos, então, é fiscalizar e investigar se os códigos de ética estão sendo cumpridos pelos seus membros. Portanto, fique atento às normas estabelecidas em sua profissão.
A ética profissional é um conjunto de normas e valores que moldam a forma de se relacionar e o comportamento de cada profissional nos mais diversos ambientes de trabalho.
Nunca faça algo que não possa assumir perante os colegas de trabalho, os superiores e ao público. Somente assuma alguma responsabilidade se tiver condições de garantir os resultados. Por isso, evite se comprometer sem estar 100% confiante!
Nesse sentido, podemos observar que uma conduta antiética é aquela que desobedece às regras de convivência em sociedade e que contraria toda a coletividade.
Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.
Ser ético é agir de acordo com a ética e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido por convenção de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas sociedades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético pode ser respeitar códigos de conduta.
Empresas de todas as partes do mundo estão sujeitas a ética; ela é como se fosse uma lei universal da qual nenhum ser humano pode fugir. Segundo Matos “A ética é a ciência do bem comum”. ... Sendo assim, deve-se o respeito aos direitos humanos.
A ética aplicada será possível, quando passar da ação individual para a coletiva, porque ela se fundamenta na orientação de diferentes âmbitos da vida social, política, econômica empresas, medicinas, engenharia genética, tratando as pessoas como fins em si mesmos e não como simples meios, mas como diálogos que devem ...
A postura ética é aquela que reflete uma conformidade ou uma coerência entre aquilo que o indivíduo pensa, acredita e sente com as suas atitudes, isto é, há uma congruência entre o seu comportamento e as suas crenças. ... Desse modo, o que é considerado ético para um pode não ser considerado para um terceiro, e vice-versa.
Para assumir uma postura ética diante da vida é necessário: Respeitar as pessoas, suas opiniões e escolhas. 2. Não enganar o outro para tirar proveito; 3.
A ética é um conjunto de regras de relação social. Ela é importante porque permite expor regras para um bom convívio social, sem ela haveria um caos.
A violência se opõe à ética porque trata seres racionais e sensíveis, dotados de linguagem e de liberdade, como se fossem coisas, isto é, irracionais, insensíveis, mudos, inertes ou passivos.
A ética é também conhecida como filosofia moral; é o estudo dos humanos quanto ao fato de serem certos ou errados, justos ou injustos. Já a violência, segundo Chauí (1998), se caracteriza por todo ato que vai de encontro à liberdade e a vontade de alguém, podendo ser de ordem física ou psíquica.
Resposta. A Ética, que iremos encontrar dentro da sociedade, irá avaliar a agressão através de leis (NESSA sociedade), e assim, buscar melhores condições de solucionar os problemas. Porém, dependendo do ponto de vista, pode existir mais de uma solução, mas é importante lembrar que a ética trabalha (também) com leis.
O campo ético é constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Essas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética.