Características do Romantismo são o subjetivismo, individualismo, a grande idealização, sentimentalismo exagerado, egocentrismo, interação da natureza junto ao eu-lírico, a contemplação do grotesco e sublime, medievalismo e o byranismo.
O Romantismo no Brasil foi caracterizado pela centralização do indivíduo e seus sentimentos, pela necessidade de criação de cultura realmente brasileira. O movimento se destacava pelo lirismo, subjetivismo, emoção.
O século XIX foi marcado pela criação de um dos mais importantes movimentos literários: o Romantismo. Caracterizado pela idealização amorosa, a subjetividade, presença do pessimismo e o sentimento nacionalista, essa escola buscou atender as necessidades do novo público vigente: a burguesia.
Álvares de Azevedo é considerado o escritor mais importante da segunda geração do Romantismo. ... Sua obra Poesias é considerada o marco da segunda geração do Romantismo brasileiro, rompendo definitivamente com a tradição literária vigente ao abordar temas como o mistério, a morte, o sonho, a loucura e a degradação.
Álvares de Azevedo (1831-1852) foi um poeta, escritor e contista, da Segunda Geração Romântica brasileira. ... É conhecido como "o poeta da dúvida". Faz parte dos poetas que deixaram em segundo plano, os temas nacionalistas e indianistas, usados na Primeira Geração Romântica, e mergulha fundo em seu mundo interior.
Características da poesia de Castro Alves Castro Alves pertence à terceira geração romântica, que apresenta as seguintes características: Poesia de cunho social: temática voltada para problemas sociais e políticos do país.
Castro Alves, como é mais conhecido Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), foi um poeta da terceira geração do Romantismo brasileiro. Ele recebeu a alcunha de “poeta dos escravos”, já que, em suas obras, defendia a abolição da escravatura com poemas efusivos e bastante apelativos.
Contudo, se quanto à temática Castro Alves já exibe uma tendência da escola literária vindoura (Realismo), a respeito de forma, o poeta mostra-se totalmente romântico. Seus versos são abarrotados de figuras de linguagem, como: metáforas, hipérboles, antíteses.
Castro Alves foi poeta brasileiro, conhecido como “o poeta dos escravos”. Pertenceu à terceira geração do Romantismo no país. Suas obras expressavam indignação e protesto em relação aos problemas sociais da época, principalmente à crueldade da escravidão.
6 de julho de 1871
Ao lado de Luís Gama, Nabuco, Ruy Barbosa e José do Patrocínio, destacou-se na campanha abolicionista "em especial, a figura do grande poeta baiano Castro Alves". Teve por maiores influências os escritores românticos Victor Hugo, Lord Byron, Lamartine, Alfred de Musset e Heinrich Heine.
O Navio Negreiro
Passa triste a ventania, Como um verbo de desgraça, Como um grito de agonia.
Castro Alves foi poeta brasileiro que teve muita influência positiva e primordial no combate à escravidão na sociedade. Sua luta foi de imensa importância e relevância diante do contexto histórico vigente.
12 grandes poemas de Castro Alves
Quantas estrofes ele apresenta? São 8 estrofes.