Bases Nitrogenadas são compostos que fazem parte da composição do DNA e do RNA, os quais são os ácidos nucleicos encontrados nas células vivas dos órgãos. Elas são cinco e podem ser classificadas em dois tipos: Bases púricas ou purinas - adenina e guanina. Bases pirimídicas ou pirimidinas - citosina, timina e uracila.
O RNA diferencia-se do DNA por possuir uma ribose em sua cadeia. Em relação às bases nitrogenadas, tanto o RNA quanto o DNA possuem adenina (A), citosina (C) e guanina (G). Eles diferem-se pelo fato de que no RNA encontramos, além das bases já descritas, uracila (U), e no DNA, encontramos timina (T).
Resposta. Os códons são: GAC - ATG - ACG - AGC - TAT no caso, 5 códons.
O RNA se difere do DNA principalmente pela estrutura, já que ele possui uma única fita formada por uma pentose (ribose), um ácido fosfórico e as bases nitrogenadas de adenina, guanina, citosina e uracila. Perceba que nessa molécula,a timina é substituída pela uracila.
Encontrando-se o ADN em dupla hélice, as bases, se estáveis, emparelham-se com as respectivas bases complementares: Adenina (A) com Timina (T), Citosina (C) com Guanina (G). ... A base Uracila (U) só aparece no RNA, substituindo a Timina e ligando-se com a Adenina.
O DNA é a molécula que armazena informações genéticas. É formado por três tipos de nucleotídeos e quatro tipos de bases nitrogenadas (adenina, timina, guanina e citosina) que irão formar moléculas de DNA distintas conforme a sequência e a quantidade desses nucleotídeos.
Os principais tipos de RNA são o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico. Esses três tipos desempenham papel fundamental no processo de síntese proteica. O RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico que está relacionado diretamente com o processo de síntese de proteínas.
Os cromossomos Durante a fecundação eles se unem e totalizam 46, ou seja, são formadas 23 partes que recebem o nome de homólogos.