Quais os sintomas da sndrome Neurolptica maligna? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Quais os sintomas da síndrome Neuroléptica maligna?
Sintomas da síndrome neuroléptica maligna
Confusão, agitação ou coma.
Rigidez muscular.
Temperatura alta, muitas vezes acima de 40 °C (104 °F)
Frequência cardíaca rápida.
Frequência respiratória rápida.
Pressão arterial alta ou variável (lábil)
O que é a síndrome Neuroléptica maligna?
A síndrome neuroléptica maligna (SNM) consiste em reação idiossincrática a neurolépticos, provavelmente relacionada a bloqueio dos receptores dopaminérgicos nos gânglios da base, sendo por isso também conhecida como síndrome da deficiência aguda de dopamina.
O que causa síndrome Neuroléptica maligna?
A síndrome neuroléptica maligna é uma reação grave ao uso de remédios neurolépticos, como haloperidol, olanzapina ou clorpromazina e antieméticos, como a metoclopramida, domperidona ou prometazina, por exemplo, que podem levar ao bloqueio da dopamina.
O que significa neuroléptica?
Significado de Neuroléptico adjetivo, substantivo masculino Usado no tratamento de psicoses e em estados de agitação e excitação. Etimologia (origem da palavra neuroléptico). Qualquer um de uma classe de medicamentos psicotrópicos.
O que é a doença hipertermia maligna?
A hipertermia maligna (HM) é uma doença farmacogenética rara, de caráter autossômico dominante, de baixa incidência, porém potencialmente fatal, desencadeada por exposição a agentes anestésicos inalatórios halogenados e/ou succinilcolina.
Como tratar síndrome Neuroléptica maligna?
O tratamento é baseado na retirada da droga e suporte em unidade de terapia intensiva. Farmacologicamente é utilizado agonistas dopaminérgicos, benzodiazepínicos, dantrolene e eletroconvulsoterapia para casos refratários.
Porque neurolépticos?
Os fármacos neurolépticos constituem tratamento sintomático e não eliminam a doença mental de base; mas, frequentemente, permitem ao paciente psicótico exercer atividade funcional num ambiente favorável. A esquizofrenia é um tipo de psicose, ou seja, uma doença mental causada por alguma disfunção cerebral intrínseca.
Qual a causa da hipertermia maligna?
A hipertermia maligna ocorre em pacientes com predisposição genética que foram expostos (em geral mais de uma vez) a um relaxante muscular despolarizante (na maioria das vezes à succinilcolina) e a um potente anestésico geral inalatório volátil (mais frequentemente o halotano).
O que pode causar hipertermia maligna?
A hipertermia maligna é causada por uma anomalia hereditária que ocorre no retículo sarcoplasmático dos músculos esqueléticos, que provoca um aumento rápido da quantidade de cálcio dentro das células, em resposta à administração de anestésicos inalatórios, como o halotano ou enflurano, por exemplo, ou devido à ...
O que é medicação antipsicótica?
Os medicamentos antipsicóticos atuam, em geral, promovendo o controle dos sintomas associados aos transtornos psicóticos, com destaque para a esquizofrenia. Porém, o médico também pode te indicar esses remédios caso haja outros tipos de transtornos mentais.