Com o encerramento de mais um ano, entramos em clima retrospectivo e ponderamos tudo de mais relevante que se passou na cena artística. Pensando nisso, listamos sete artistas brasileiros que gostaríamos de homenagear não só pelos seus trabalhos, mas por expressivas atuações no circuito artístico do Brasil e mundo, solidificando ainda mais seus legados. Sabemos que há milhares de outros nomes honrosos em cena, mas para essa lista em específico, levamos em conta a influência que essas personalidades exercem no panorama nacional para além de suas próprias pesquisas poéticas, seja impulsionando novos nomes, ditando tendências ou sendo referência e inspiração como porta-voz de determinadas causas, gerando mudanças concretas no circuito.
Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.
Nascido na Lituânia, Lasar Segall (1891-1957) veio para o Brasil pela primeira vez em 1923, visitar a família e, no mesmo ano, resolveu se estabelecer em São Paulo definitivamente.
Jota Mombaça é uma artista brasileira nascida em Natal, no Rio Grande do Norte, que hoje vive e trabalha em Lisboa, Porturgal. Em 2020, participou da 18ª Festa Literária Internacional de Paraty, falando de seu livro Não Vão nos Matar Agora, que será lançado pela Cobogó no início de 2021. A artista também terá uma individual no CCSP, que é integra as exposições de parceiros da 34ª Bienal de São Paulo. Jota é bicha não binária, nascida e criada no Nordeste do Brasil, que escreve, performa e faz estudos acadêmicos em torno das relações entre monstruosidade e humanidade, estudos kuir, giros descoloniais, interseccionalidade política, justiça anti-colonial, redistribuição da violência, ficção visionária e tensões entre ética, estética, arte e política nas produções de conhecimentos do sul-do-sul globalizado.
Tarsila do Amaral (1886-1973) é considerada uma das maiores pintoras brasileiras. É de autoria dela, por exemplo, o famoso quadro Abaporu, uma das obras mais importantes da nossa cultura.
A arte brasileira vem se consolidando cada vez mais no mercado internacional. Artistas como Vik Muniz e Romero Britto têm exposto suas obras em galerias e museus ao redor do mundo.
Márcia Falcão é uma artista nascida no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha atualmente. Ela tem como um dos temas de seus trabalhos a problemática feminina vista através de experiências pessoais. A cidade do Rio de Janeiro é o cenário desta pesquisa, sendo belo e poético, mas também violento e assustador. As imagens possuem uma linguagem figurativa como meio para transmitir críticas à contemporaneidade e passam também pelo grotesco. A artista, graduada em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, também se apropria de imagens iconográficas da história da arte, buscando romper com as figurações canônicas ressignificando-as à contemporaneidade, de forma com que, na maioria das vezes, estes icones se adequem às identidades gráficas e alegorias do subúrbio.
A retrospectiva 2023 do Spotify já está disponível! No Brasil, o sertanejo marcou presença dominadora entre os artistas, álbuns e músicas mais ouvidas no país. Enquanto isso, no mundo, o pop dá espaço para o rap e para a música latina, com destaques para Taylor Swift, Bad Bunny e Peso Pluma.
Somos uma loja de alta decoração que fornece móveis de design com preço justo, ajudando você a melhorar a estética do seu ambiente, prezando pelo atendimento exclusivo, desde a primeiro contato até o acompanhamento do produtos depois de entregue.
Além disso, esses ingredientes eram tratados através de construções cubistas nas obras. O cubismo foi muito absorvido por Tarsila quando ela decidiu se aprofundar nos ideais modernistas.
Agora você sabe um pouquinho mais sobre a história artística do nosso país! Seja na literatura, nas artes plásticas ou na arquitetura, o modernismo foi um movimento cultural que influenciou muitos artistas. Esperamos que tenha gostado deste post. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este.
Hoje em dia já é possível encontrar os seus trabalhos em grandes centros como Londres (Tate Modern), Nova Iorque (Guggenheim) e Tokyo (Hara Museum). No Brasil, grande parte das suas peças estão no Centro Inhotim de Arte Contemporânea, em Minas Gerais.
Com um inconfundível estilo colorido e neocubista pop, o artista, que se inspira em Picasso, possui obras espalhadas por uma série de países do mundo como Suíça, Israel e França.
Apesar de ter feito muitos elogios ao nosso país, Tarsila não deixou de fazer também críticas sociais. Em Abaporu, por exemplo, destacou a desvalorização do trabalho intelectual ao pintar uma pequena cabeça em oposição aos membros enormes.
Este site pode conter links para sites de terceiros. Esses links são fornecidos apenas para sua conveniência e não implicam nosso endosso desses sites. Não controlamos o conteúdo desses sites de terceiros e não somos responsáveis por qualquer conteúdo ou transação ocorrida nesses sites.
Aline Motta nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro. Atualmente, ela vive e trabalha em São Paulo. Em 2020, ela participou da Bienal do Mercosul e teve obra comprada pelo Malba para seu acervo. Além disso, realizou uma exposição individual, Aline Motta: memória, viagem e água, no Museu de Arte do Rio. É bacharel em Comunicação Social pela UFRJ e pós-graduada em Cinema pela The New School University (NY). Combina diferentes técnicas e práticas artísticas, mesclando fotografia, vídeo, instalação, performance, arte sonora, colagem, impressos e materiais têxteis. Sua investigação busca revelar outras corporalidades, criar sentido, ressignificar memórias e elaborar outras formas de existência. Foi contemplada com o Programa Rumos Itaú Cultural 2015/2016, com a Bolsa ZUM de Fotografia do Instituto Moreira Salles 2018 e com 7º Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça 2019. Participou de exposições importantes dos ciclos realizados pelo MASP, Histórias Feministas e Histórias Afro-Atlânticas (junto ao Instituto Tomie Ohtake).
O modernismo surgiu em um período temporal que separou a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e a Segunda (1939 – 1945). Sendo assim, este movimento se situou em uma época marcada por conflitos, revoluções e transformações sociais.
Mais uma vez a música latina marca presença na lista, sendo representada por Eslabon Armado e Peso Pluma, e Bizarrap e Shakira. Além disso, Taylor Swift se consagra como a única artista a ter duas músicas no Top 10 de músicas mais ouvidas no mundo em 2023.
Na literatura, Machado de Assis é um dos nomes mais importantes da história brasileira. Ele foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e é considerado um dos maiores escritores da língua portuguesa.