EQST

Quais Os Meios De Prova Admitidos Na Produço Antecipada De Prova?

Quais os meios de prova admitidos na produção antecipada de prova?

O CPC/73 admitia apenas a antecipação do interrogatório, da inquirição de testemunha ou do exame pericial. O CPC/15 não trouxe semelhante limitação. A produção antecipada de prova teve o seu espectro de incidência ampliado com o CPC/15, de modo a permitir a antecipação de qualquer meio de prova.

O que é a produção antecipada de provas?

No Código de Processo Civil de 1973, a produção antecipada de provas tinha como objetivo antecipar determinados meios de provas diante da impossibilidade de a parte aguardar o momento oportuno para sua produção, que normalmente se dá na audiência de instrução e julgamento.

O que é o novo CPC?

O Código de Processo Civil de 2015, conhecido como Novo CPC, é um documento que reúne as leis e regramentos que regulam o processo judicial civil brasileiro. O Novo CPC foi criado através da lei nº 13.105/2015, de 16 de março de 2015, substituindo o Código de Processo Civil anterior, de 1973.

Qual é a natureza jurídica da produção antecipada de provas?

Natureza jurídica A produção antecipada de provas é ação (veicula um pedido de tutela jurisdicional) geradora de processo próprio. Não se trata de simples "jurisdição voluntária". Insere-se no contexto de um conflito, ainda que não tenha por escopo diretamente o resolver.

O que são medidas cautelares de produção antecipada de provas?

O CPC de 1973 previa, entre as “medidas cautelares nominadas”, a chamada “produção antecipada de provas” (arts. ... Tratava-se de meio tipicamente acautelatório, destinado a colher uma prova que estava sob o risco de se perder. Tratando-se de prova oral, o risco decorria de viagem ou grave enfermidade do depoente (art.

Quando ocorre a produção antecipada de provas?

A produção antecipada de provas terá cabimento nas hipóteses do artigo 381 da Lei 13.105/2015, sendo elas as seguintes: I – havendo fundado receio de que venha a tornar-se impossível ou muito difícil a verificação de certos fatos na pendência da ação.

Quem deverá ser citado para a produção antecipada de prova?

§ 4º O juízo estadual tem competência para produção antecipada de prova requerida em face da União, de entidade autárquica ou de empresa pública federal se, na localidade, não houver vara federal.

Qual é o requisito essencial para que a petição inicial da produção antecipada de provas possa ser admitida em juízo?

Na petição de requerimento de produção antecipada de prova, deve o requerente esclarecer a necessidade de sua produção, nos termos do caput do artigo 382, indicando assim o seu interesse de agir. ... Na verdade, deverá o requerente demonstrar a utilidade da prova, que não deverá se enquadrar entre as hipóteses do art.

O que significa CPC em um processo?

O Código de Processo Civil (CPC, Lei nº 5.589, de 11 de janeiro de 1973) contém todas as normas estritamente relacionadas aos processos judiciais de natureza civil. Ou seja, aqueles fora dos âmbitos penal, tributário, trabalhista e eleitoral, entre outros.

O que significa produção de provas?

Quem alega tem que provar. Conforme o artigo 369 do Código de Processo Civil - CPC, as partes podem utilizar todos os meios legais e morais, ainda que não previstos em lei, para provar suas alegações no processo.

Pode haver contestação à produção antecipada de provas?

Tal disposição, inserta no art. 382, § 4º, do diploma processual, prescreve que no processo voltado à antecipação da prova "não se admitirá defesa ou recurso, salvo contra decisão que indeferir totalmente a produção da prova pleiteada pelo requerente originário".

Quando é admitida a produção antecipada de prova?

A produção antecipada da prova será admitida nos casos em que: I - haja fundado receio de que venha a tornar-se impossível ou muito difícil a verificação de certos fatos na pendência da ação; ... III - o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação.

Como ocorre a produção antecipada de provas no processo penal?

A produção antecipada da prova em matéria penal é considerada medida cautelar assecuratória, uma vez que a produção de prova no momento adequado para tanto consiste em verdadeira garantia do acusado, pois é durante a fase processual que se estabelece o contraditório entre as partes.

Quais as razões que justificam que a produção da prova seja antecipada?

A produção antecipada de provas é cabível antes da propositura da ação principal, quando, em razão da natural demora em se chegar à fase probatória, houver fundado receio de que venha a tornar-se impossível ou muito difícil a verificação de determinados fatos no curso da ação (art. 381, I).

Em que condições procedimentais Admite-se a ação antecipação da produção de provas Justifique sua resposta?

A antecipação da prova pode ser requerida nos casos em que haja fundado receio de que venha a se tornar difícil ou impossível a verificação de determinados fatos no curso do processo (CPC/15, art. 381, inc. I).

O que é CPC no Judiciário?

Em 16 de março de 2015, foi sancionada a Lei n. 13.105, que instituiu o novo Código de Processo Civil (CPC).

Como se divide o Código de Processo Civil?

O Portal do Novo CPC, assim como o código, divide-se, na Parte Geral, em:
  1. LIVRO I – Das normas processuais fundamentais (art. ...
  2. LIVRO II – Da função jurisdicional (art. ...
  3. LIVRO III – Dos sujeitos do processo (art. ...
  4. LIVRO IV – Dos atos processuais (art. ...
  5. LIVRO V – Da tutela provisória (art.
Mais itens...

Como é dividido o Código de Processo Civil?

O Novo CPC, Lei n. 13.105 de 16 de março de 2015, tem 1.072 artigos e é dividido em 2 partes: uma geral e outra especial. ... Esta mudança na organização do Código ensejou o aumento do número de Livros e a repartição do novo diploma em Parte Especial e Parte Geral.