EQST

Quais Os Cuidados De Enfermagem Durante E Aps A Hemotransfuso?

Quais os cuidados de enfermagem durante e após a hemotransfusão?

Sabendo-se, então, das reações que o paciente pode apresentar durante o período transfusional, o Ministério da Saúde (2002) recomenda os seguintes cuidados: a) Deve-se permanecer próximo ao leito do paciente durante os primeiros 15 min, observando rigorosamente o comportamento do paciente e possível modificação; b) Em ...

Quais os cuidados de enfermagem na transfusão de sangue?

Durante o decorrer do procedimento os cuidados de enfermagem são voltados a acompanhar e monitorar o estado do paciente de modo a poder reconhecer e intervir imediatamente e de maneira eficaz caso uma reação transfusional ocorra, sempre atentando para o estado físico inicial do paciente.

Quais os cuidados de enfermagem antes durante e após a transfusão de sangue ou hemoderivados no paciente?

Verifique os sinais vitais do paciente antes da transfusão, 15 minutos depois e após a conclusão da transfusão (de acordo com as normas da sua instituição); Caso o paciente apresente sibilos, dispneia, rubor ou dor torácica, interrompa a transfusão, troque o tubo e inicie a infusão lenta de soro fisiológico.

Quando transfundir sangue total ou Hemocomponente?

Deve ser transfundida a quantidade de hemácias suficiente para a cor‑ reção dos sinais/sintomas de hipóxia, ou para que a Hb atinja níveis aceitáveis. Em indivíduo adulto de estatura média, a transfusão de uma unidade de CH normalmente eleva o Ht em 3% e a Hb em 1 g/dL.

Quais os cuidados de enfermagem para hemoterapia?

O enfermeiro precisa estar equipado com máscara de proteção N95 ou superior, luvas, óculos e avental impermeável. O primeiro passo é fazer a confirmação ativa e passiva dos dados e da tipagem do receptor, dos hemocomponentes ou hemoderivados da bolsa e da indicação de transfusão, além de checar os sinais vitais.

Quais são os cuidados de enfermagem diante dos pacientes que apresentam reações transfusionais?

O que fazer quando ocorrer estas reações?
  • Interromper imediatamente a transfusão e comunicar o médico responsável pela transfusão;
  • Manter acesso venoso com solução salina a 0,9%;
  • Verificar sinais vitais e observar o estado cardiorrespiratório;
  • Verificar todos os registros, formulários e identificação do receptor.
Mais itens...

Quais as condutas de enfermagem diante de uma reação transfusional?

Sobre os cuidados que devem ser tomados diante das reações transfusionais imediatas, a resposta mais citada foi interromper a transfusão (93,10%), seguida de comunicar o médico (86,21%) e comunicar o banco de sangue (48,28%).

O que fazer em caso de reação transfusional?

reação moderada ou grave. – Registrar a reação no mapa transfusional e no livro de ocorrências da enfermagem. – Encaminhar todas as amostras, bolsas e pedidos de exames solicitados pelo Médico. – Em nenhum caso de reação transfusional a bolsa deve ser reinstalada no paciente.

Quais são as ocasiões em que se faz necessário a transfusão de sangue ou hemocomponentes?

A transfusão de sangue só pode ser feita quando o tipo de sangue entre o doador e o paciente é compatível, sendo indicada em situações em que há grande perda e sangue ou líquidos ou quando há alteração no processo de produção das células sanguíneas ou componentes do sangue, como fatores de coagulação, por exemplo.

Quando transfundir sangue total?

Em geral a transfusão é indicada quando os níveis de hemoglobina estão: • Abaixo de 8g/dl; • Entre 8 a 10 g/dl a possibilidade de transfusão é pequena e vai depender das condições clínicas de base do paciente; • Acima de 10 g/dl a necessidade de transfusão é muito rara.

O que é hemoterapia na enfermagem?

Hemoterapia: é o emprego terapêutico do sangue, que pode ser transfundido como sangue total ou como um de seus componentes e derivados (hemoderivados).

O que fazer quando identificar uma reação transfusional?

Afastar hemólise e contaminação bacteriana. Enviar amostras para o Banco de Sangue; repetir testes imuno-hematológicos, cultura da bolsa e receptor. A maioria das reações é benigna e pode cessar sem tratamento. Nada até pré-medicar com anti-histamínicos.

Como proceder em caso de reação transfusional?

reação moderada ou grave. – Registrar a reação no mapa transfusional e no livro de ocorrências da enfermagem. – Encaminhar todas as amostras, bolsas e pedidos de exames solicitados pelo Médico. – Em nenhum caso de reação transfusional a bolsa deve ser reinstalada no paciente.

Qual a reação transfusional mais comum?

REAÇÃO FEBRIL: Reação mais comum na prática hemoterápica está geralmente associada à presença de anticorpos contra os antígenos HLA dos leucócitos e plaquetas do doador. Esta reação geralmente ocorre no final ou 1 a 2 horas após a transfusão. Apresenta febre e ou calafrios.

Quais as intervenções de enfermagem frente a uma reação transfusional?

Sempre que identificada alguma reação transfusional, a infusão deve ser interrompida imediatamente, mantendo o acesso vascular com solução fisiológica, além de comunicar imediatamente ao médico e certificar-se do rótulo, mantendo a Page 5 bolsa protegida para análise, até que se determine o tratamento.

Quais as indicações para hemoterapia?

A hemoterapia tem indicações técnicas muito bem estudadas e documentadas, que incluem seu uso em casos de:
  • Anemias severas (pós-operatórias ou pós-quimioterapia, por exemplo)
  • Pacientes com falência medular ou que receberam transplante de medula óssea.
Mais itens...•15 de jul. de 2020

Para que serve o sangue total?

Sangue total é a bolsa de sangue coletada do doador, antes de ser submetida ao fracionamento. Apresenta todos os componentes sanguíneos, tendo aproximadamente 450 ml. Não há atualmente indicação para o uso de bolsas de sangue total na terapia transfusional.

O que é sangue total é sangue fracionado?

O fracionamento de uma bolsa de sangue total proporciona a obtenção de pelo menos quatro componentes diferentes: concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, concentrado de plaquetas e crioprecipitado.