As condições geográficas da Grécia Antiga eram basicamente de uma série de cadeias montanhosas que separavam as cidades, além de um conjunto com cerca de 3 mil ilhas, o que favorecia a formação das cidades-estado.
A democracia era o governo exercido pelo povo, ao contrário dos impérios que eram liderados por dirigentes que eram considerados deuses, como foi o caso do Egito dos Faraós. A democracia desenvolveu-se principalmente em Atenas, onde os homens livres tinham oportunidade de discutir questões políticas em praça pública.
Filosofia e política Os filósofos gregos compreendiam a política como o ápice da realidade humana, como vida boa e virtuosa, a principal característica do homem livre. Acima da vida política está apenas a vida contemplativa, vivida pelos sábios, mas para os demais, o governo da cidade é o que há de melhor.
Como, criação das cidades-estados (sociedades e modos de convivencia), e dentro dessas cidades eles possuíam diversas leis e modos de tratamento, ou seja, a politica foi importante, principalmente, por que auxiliou os gregos a ter uma sociedade ''organizada''.
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. ... No começo, nas cidades-estado gregas, as funções públicas, inclusive as de governo, não eram remuneradas, porque a ideia era que quem se dispusesse a exercê-las devia fazer isso por puro patriotismo.
Vários foram os fatores que deram origem à política. ... Aristóteles, através de suas obras "Política" e "Ética a Nicômaco" vai esboçar um novo tipo de política, principalmente por suas ideias de participação popular e por defender que toda boa política deve visar sempre ao bem comum.
A política surge na Grécia Antiga, período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional. Vários foram os fatores que deram origem à política. ... Enfim, a política na Grécia antiga nasceu pela necessidade de administrar as cidades. De pólis surgiu a política.
O estudo da política surgiu na Grécia Antiga, quando Aristóteles se dedicou a compreender e a definir as diferentes formas de governo. ... A Ciência Política surgiu no decorrer do século XIX, reconhecido por ser o século de surgimento das Ciências Humanas, como Sociologia, Antropologia e História.
As polis surgem no século VIII a.C. e atingem seu apogeu nos séculos VI e V a.C. Anteriormente, as pessoas se reuniam em pequenas aldeias (comunidade gentílicas agrícolas denominadas “genos”) com terras de uso coletivo, as quais floresceram durante o período homérico.
A Pólis era uma entidade política autônoma da Grécia Antiga, que tinha o seu próprio governo, suas próprias leis, suas próprias forças de defesa e tomava sus próprias decisões. Podemos traduzir o termo como "Cidade-Estado", tendo sido exemplos de Pólis gregas as Cidades-Estado de Atenas e Esparta.
Pólis significa cidade-estado. Na Grécia Antiga, a pólis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto da região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega.
Resposta:O. termo "pólis" vem do grego e quer dizer cidade, de modo que muitos destes lugares foram batizados tendo em vista não necessariamente cidades gregas (que por vezes recebiam nomes com a mesma lógica), mas a cultura grega, que é considerada como a "mãe" da cultura ocidental.
Dentre nomes de cidades que terminam com "polis", pode-se citar:
Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. ... Diante disso, podemos intuir que a democracia ateniense não era para todos os cidadãos sendo, portanto, limitada, excludente e elitista.
Resposta. As pequenas unidades familiares de produção agrícola eram chamados de genos, que foram estabelecendo alianças entre si para tornar a defesa de seus territórios mais fácil.
Com o passar dos tempos, os genos começaram a se desintegrar. Isso ocorreu pelo fato de haver um crescimento da população, que não foi acompanhado pelo aumento da produção e ampliação de terras.
Na Grécia Antiga, a Acrópole era o ponto mais alto da cidade (geralmente uma montanha). A Acrópole possuía um papel muito importante na vida das pólis (cidades-estado) gregas. A Acrópole servia como refúgio para os habitantes das cidades no momento de ataques militares dos inimigos.