Comunhão sob as duas espécies (os comungantes deveriam comer a hóstia e beber vinho) A liberdade de pregação. A pobreza da Igreja. A punição dos pecados mortais sem distinção da posição de nascimento do pecador.
Sola Scriptura (somente as Escrituras), solus Christo (salvação somente em Cristo), sola gratia (salvação somente pela graça divina), sola fides (salvação somente pela fé), soli Deo gloria (glória dada somente a Deus).
Porta das teses Em 31 de outubro de 1517, Lutero pregou nas portas da Igreja do Castelo suas 95 teses contra o comércio de indulgências. Esse dia marca o início da Reforma Protestante, que mudou a Europa. Em 2 de outubro de 2016, a igreja é reinaugurada oficialmente, depois de passar por um amplo saneamento.
Martinho Lutero foi o grande idealizador da Reforma Protestante contra as práticas de simonia e a venda de indulgências. ... Nas Teses, Lutero afirmou que o arrependimento requerido por Cristo para que os pecados sejam perdoados envolve o arrependimento espiritual interior e não meramente uma confissão sacramental externa.
Lutero pregava a salvação com base no amor a Cristo, no verdadeiro arrependimento dos pecados e na compaixão e desafiava as doutrinas papais, dizendo que apenas as escrituras eram capaz de mostrar a verdade. As arrecadações, com vendas de indulgências, chegaram a baixar em 80%.
O filme Lutero (2003) mostra o monge agostiniano e futuro reformador incomodado com a prostituição e a superstição que encontra em Roma, assim como incapaz de encontrar paz na prática religiosa da cidade eterna. Essa é uma noção bastante difundida.
A mais importante reivindicação era o questionamento quanto ao status quo vigente na sociedade medieval, ou seja, a divisão social em estamentos (o primeiro estamento formado pelo clero; o segundo estamento constituído pelos nobres; e a camada inferior era formada principalmente por camponeses).
Devido à exploração e à mão de obra barata que caracterizava os camponeses, e devido também ao momento dessa transição entre feudalismo e capitalismo, os camponeses se revoltaram, pois grande parte de sua produção não era deles e sim do senhor feudal.
Em 1524, os camponeses alemães se revoltaram contra os senhores feudais, para os quais eram obrigados a trabalhar. A crise do sistema feudal havia modificado a situação da população rural. ... Lutero condenou o movimento dos camponeses, apoiando os príncipes e nobres.
Lutero elogia os que lutavam contra os camponeses afirmando que "os que foram mortos lutando do lado dos governantes pode ser um verdadeiro mártir aos olhos de Deus" e encerra com uma espécie de "aviso": "se alguém acha que isto é duro demais que se lembre que a rebelião é intolerável e que a destruição do mundo deve ...
Na montagem de sua revolta, os camponeses enfrentaram obstáculos intransponíveis. A natureza democrática do seu movimento deixou-os sem uma estrutura de comando e eles não tinham artilharia e cavalaria. A maioria delas tinham pouca, se alguma, experiência militar.
A revolta camponesa assumiu um caráter ultrarradical, exigindo, entre outras coisas, a abolição da servidão nos campos e a divisão comunitária das terras. Lutero, mais uma vez, manifestou-se contra a ação dos camponeses e repreendeu fortemente Müntzer, que, por sua vez, chamou-o de “Doutor Mentiroso”.
Significado de Anabatista adjetivo, substantivo masculino e feminino Membro de uma seita política e religiosa do séc. ... Os anabatistas, originários do protestantismo, rejeitavam o batismo das crianças como ineficaz, submetiam seus adeptos a um segundo batismo e preconizavam uma espécie de comunismo religioso.
Os anabatistas foram um grupo cristão que não se adequaram as ideias da Igreja Católica, principalmente por não concordarem com o batismo infantil, afirmando que as crianças não tinham condições de passar pela experiência da regeneração, por isso rebatizavam seus fiéis que haviam sido batizados quando crianças (daí o ...
O Anabatismo foi um movimento religioso surgido com as Reformas Protestantes do século XVI, inspirado nas ideias de Martinho Lutero, que foram desenvolvidas contra o poder religioso, social e político da Igreja católica.
Em 20 de maio de 1527, autoridades da Igreja Católica Romana executaram Michael Sattler. O rei Fernando declarou afogamento (chamado "terceiro batismo") o melhor antídoto para anabatistas.