As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências.
A Guerra Fria foi o conflito político-ideológico responsável pela polarização do mundo na segunda metade do século XX. EUA e URSS foram os protagonistas desse conflito. A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991.
A alternativa correta é a letra C). Basicamente, a guerra fria foi uma guerra ideológica e tecnológica onde dois grandes blocos econômicos representando o socialismo e o capitalismo respectivamente, brigaram durante o século passado.
Resposta. Acredito que alternativa correta é a B, pois a guerra da Coréia ocorreu devido a pressões para que o país adotasse o socialismo em todo seu território, a guerra do Vietnã ocorreu entre os anos de 1959 a 1975 e a revolução chinesa também tem relação com a guerra fria.
O Muro de Berlim
Verificado por especialistas. A Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918 teve dois blocos principais em disputa: A Tríplice Entente, formada em 1907 e composta pela Rússia, Reino Unido e França. O outro bloco, a Tríplice Aliança, englobava a Alemanha a Itália e o Império Austro-Húngaro.
A Segunda guerra mundial envolveu dois blocos antagonicos; o eixo e os aliados quais foram os principais paises que compuseram cada bloco.
A Política dos Blocos surgiu após a Segunda Guerra Mundial, como consequência da chamada Guerra Fria, que opôs a União Soviética aos Estados Unidos: duas nações militar e politicamente poderosas que representavam sistemas ideológicos divergentes e que lutavam pela hegemonia mundial.
Dentre as várias mudanças, uma delas era uma menor interferência por parte dos soviéticos no leste Europeu, desse modo os países que integravam o bloco socialista ganharam sua independência para buscar sua inserção em outras formas de governo, regime político e econômico.
Todas as medidas de mudanças desenvolvidas no leste europeu foram executadas de forma pacífica e levou ao desmembramento do bloco socialista na Europa, proveniente das decisões dos países que integravam o bloco em questão de não dar continuidade ao regime político-econômico oriundo da União Soviética, a partir desse ...