EQST

Quais As Enterobacterias?

Quais as Enterobacterias?

As enterobactérias que atualmente predominam nas IRAS são: Escherichia coli; Klebsiella spp.; Enterobacter spp.

São doenças causadas por enterobactérias exceto?

São doenças causadas por enterobactérias, exceto:

  • shigelose.
  • salmonelose.
  • yersiniose.
  • Giardíase.
  • febre tifoide.

O que é um bacilo Gram-negativo?

Bacilos Gram-negativos são responsáveis por numerosas doenças. Alguns são microrganismos comensais encontrados na flora intestinal normal. Esses microrganismos comensais e outros, provenientes de reservatórios animais ou ambientais, podem causar doenças.

O que são bactérias entéricas?

Enterobacteriaceae (uma das famílias do 5º Grupo de Bergey) é uma família de bactérias Gram-negativas muito abundante, incluindo uma grande variedade de bactérias patogênicas.

O que é enterobactérias?

Família de bactérias bacilares, gram-negativas, aeróbias ou anaeróbias, móveis ou imóveis, que parasitam o intestino do homem e outros mamíferos, sendo algumas potencialmente patogénicas. Os géneros mais importantes em patologia humana são: Salmonella, Escherichia, Shigella, Klebsiella e Proteus.

Quais são as principais bactérias da família Enterobacteriaceae?

Dentre elas podemos citar a Enterobacter aerogenes, Enterobacter cloacae, Enterobacter agglomerans e a Enterobacter sakazakii. Essas outras espécies são isoladas com menor frequência em infecções em seres humanos: Enterobacter taylorae, Enterobacter gergoviae, Enterobacter asburiae e a Enterobacter amnigenus.

Quais as principais características das enterobactérias?

As enterobactérias são uma família de bacilos gram-negativos responsáveis por uma ampla gama de infecções em humanos e animais. Elas podem ser móveis ou sem motilidade, dependendo da espécie, e aeróbias ou anaeróbias em crescimento, e têm uma preferência por habitar o trato gastrintestinal.

São características das Shigellas exceto?

O gênero Shigella pertence à família Enterobacteriaceae. As bactérias são bacilos Gram-negativos, catalase-positivos (exceto a S. dysenteriae sorotipo 1), oxidade-negativos e anaeróbios facultativos.

Quais provas laboratoriais devem ser feitas para identificação e diferenciação das enterobactérias?

Em se tratando de enterobactérias enteropatogênicas, as provas bioquímicas são sempre acompanhadas de provas sorológicas, seja para confirmar a identificação bioquímica ou para diferenciar os sorogrupos e sorotipos.

Quanto as bactérias do gênero Neisseria é correto afirmar?

As Neisserias constituem um grupo de cocos gram-negativos, que geralmente se apresentam em pares. Alguns membros são habitantes normais das vias aéreas humanas e de ocorrência extracelular, enquanto outros (gonococos, meningococos) são patogênicos para o homem, e sua localização é tipicamente intracelular.

O que é a Neisseria?

Neisseria é um género de bactérias gram-negativas incluído entre as proteobactérias, um grande grupo de formas gram-negativas. Os membros de Neisseria são diplococos semelhantes a grãos de café quando vistos ao microscópio.

Como identificar Neisseria gonorrhoeae?

A identificação da Neisseria gonorrhoeae é feita em meios que revelam a utilização de carboidratos (açúcares), além de outras provas. Para a realização da prova da degradação dos carboidratos entre as espécies do gênero Neisseria, é necessário um meio com base enriquecida onde foram adicionados diferentes carboidratos.

Qual o método diagnóstico padrão ouro para as meningites?

Os principais exames para o esclarecimento diagnóstico de casos suspeitos de meningite são: • exame quimiocitológico do líquor; • bacterioscopia direta (líquor); • cultura (líquor, sangue, petéquias ou fezes); • contra-imuneletroforese cruzada – CIE (líquor e soro); • aglutinação pelo látex (líquor e soro).

O que é exame Quimiocitológico?

Exame quimiocitológico do LCR - permite a contagem e o diferencial das células; e as do- sagens de glicose e proteínas do LCR. Traduz a intensidade do processo infeccioso e orienta a suspeita clínica, mas não deve ser utilizado para conclusão do diagnóstico final, pelo baixo grau de especificidade.