Toda família tem as suas receitas caseiras para diversas finalidades, não é mesmo? Vai dizer que não tem sempre alguém na sua casa ou entre os parentes nas reuniões de família com uma receita de chá na ponta da língua para quando problemas como tosse, a gripe ou a má digestão atacam, por exemplo?
Além disso, o cálcio e o magnésio presentes no leite também estimulam a contração muscular, participando da formação de tecido muscular. Veja outros alimentos para ganhar massa muscular.
Por fim, temos uma mistura de peptídeos no leite de vaca, chamada de caseína tríptica hidrolisada (CTH), que possui a habilidade de aliviar o estresse e otimizar o sono, com um desses peptídeos (decapeptídeo YLGYLEQLLR, ou α-CZP) exibindo afinidade pelo local benzodiazepina de um receptor GABAA (GABAAR).
O leite não é indicado para pessoas com síndrome do intestino irritável ou com intolerância à lactose, uma síndrome que é causada pela diminuição ou falta de lactase no organismo, que é a enzima responsável pela digestão e absorção da lactose. Conheça mais sobre a intolerância à lactose.
“Isso explica por que pesquisadores acham que comer alimentos ricos em proteínas, incluindo o leite, pode diminuir a habilidade do triptofano entrar no cérebro”, completou o PhD Michael.
Não tome o leite direto da vaca! Ele pode transmitir diversas doenças, inclusive a tuberculose. Isso acontece porque, ao se contaminar com a doença, o animal acaba passando-a para o seu leite. Consumi-lo pode, portanto, resultar nessa grave infecção pulmonar.
Por ter boas quantidades de proteínas e gorduras, principalmente a versão integral ou semidesnatada, o leite é digerido lentamente no estômago, controlando a fome entre as refeições e ajudando, assim, na perda de peso.
Existe um fato científico que pode ter dado origem a essa recomendação. O leite é fonte de um aminoácido chamado triptofano, envolvido na produção de substâncias como a serotonina e a melatonina, que têm papel fundamental na regulação do sono. Isso significa que tomar leite morno ajuda no sono? Não exatamente. “A quantidade de triptofano presente em um copo de leite é muito baixa. Mesmo que a pessoa tome 1 litro de leite morno antes de dormir, a quantidade de aminoácidos ingerida não será suficiente para atuar no cérebro”, explica a dra. Paula Araújo, doutora em medicina e biologia do sono e diretora da Associação Brasileira do Sono.
Só tome cuidado para não escolher ervas que contêm cafeína, como o chá-verde, branco e preto. Como você sabe, a substância estimula o sistema nervoso central, deixa você ligado e pode atrapalhar o sono.
Segundo ele, acredita-se que o leite possa ajudar a dormir pelo fato dele conter triptofano e melatonina, substâncias associadas ao relaxamento e ao sono.
Por conter boas quantidades de cálcio, magnésio e fósforo, que são minerais importantes para a formação, fortalecimento e manutenção da saúde dos ossos, o leite ajuda a prevenir a osteoporose. Confira outros alimentos que ajudam a fortalecer os ossos.
Em tempos como os atuais, em que o estresse faz parte do dia a dia de muita gente, dormir bem regularmente é quase um desafio. Talvez por isso haja uma infinidade de receitas caseiras para ajudar a induzir o sono, como tomar leite morno antes de se deitar.
A especialista em sono e professora da Universidade de Sidney, na Austrália, Naomi Rogers, também explicou que o triptofano é um aminoácido que não pode ser produzido pelo organismo humano e precisa ser ingerido por meio dos alimentos.
Tomar um leitinho quente antes de ir para cama tem sido a recomendação de muitas mães, avós e outros entes queridos por gerações --e em diferentes países. Quem já experimentou a tática, garante que ela funciona. Mas como será que o hábito ajuda você naqueles dias em que o sono não vem?
Entre os peptídeos já conhecidos da CTH, está a α-casozepina (α-CZP), que pode gerar alguns efeitos possivelmente benéficos ao sono. Mas os pesquisadores queriam encontrar outros pedaços de proteína que também pudessem ajudar a dormir – e quem sabe de modo ainda mais potente.
Relaxe os músculos do rosto imitando um sorriso: estique-os o máximo possível e depois relaxe, deixando que eles voltem à sua posição inicial. Quando sentir o rosto como se tivesse se esvaziado, relaxe os ombros e os braços, como se algo os estivesse derrubando.
Temos também o GABA contido em produtos laticínios fermentados - produzido a partir do ácido glutâmico via descarboxilação catalisada pela enzima descarboxilase glutamina (sintetizada por bactérias fermentadoras láticas) -, o qual também pode atuar na indução ao sono. Esse neurotransmissor presente no sistema nervoso central de mamíferos é sintetizado pelo corpo durante o sono, mas disrupções do ciclo de sono e deterioração estresse-induzida da qualidade de sono reduz substancialmente a quantidade de GABA endogenamente sintetizada, dificultando o sono. Alimentos ricos em GABA são presumidos de estarem envolvidos na melhora da qualidade de sono observada na ingestão de produtos laticínios fermentados, como iogurtes.
Fontes: Andrea Bottoni, nutrólogo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e mestre em nutrição pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e Celso Cukier, nutrólogo da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Entretanto, Dawson indicou que a dosagem presente no leite é provavelmente pequena para produzir efeitos. Apesar disso, ele admitiu que existe alguma evidência de que tomar leite pode aumentar os níveis de triptofano.
O especialista em sono e fadiga Dawnson também disse que o leite dá sono muito graças ao fato da bebida ter um significado psicológico. Segundo o que ele explicou, a rotina de beber um copo de leite morno pode evocar memórias sobre infância, casa e mãe que ajudam a relaxar.
Conforme o especialista, pode ser que leve apenas os 10 minutos que alguém gasta para preparar um leite morno para essa pessoa ficar relaxada ao ponto de cair no sono.
Já a professora Naomi Rogers apontou que o fato de beber leite morno antes de dormir ser parte de uma rotina também pode explicar a participação da bebida no sono.
Resposta: Verdade. Pode parecer como um conto de velhas, mas tomar uma xícara de leite quente encoraja o entorpecimento porque o leite contém propriedades promotoras do sono. Isso é graças ao seu teor em cálcio, o qual os especialistas em sono indicam como ajudante de relaxamento.