Porque Baia Da Traiço?

Porque Baia da Traiço

A Baía da Traição é uma linda parte do litoral paraibano, cheia de belezas naturais, cultura e muita história. Para quem vai curtir o verão nessa região, é possível encontrar as mais belas praias, lagoas e rios, além de aldeias indígenas com ricas culturas e registros da história da invasão holandesa na região. Saiba mais sobre esse destino a seguir:

Em 1585, o português Martim Leitão chegou à baía com duzentos homens e encontrou uma feitoria e um forte, construídos pelos franceses. Houve um intenso combate, onde os portugueses foram os vencedores. Na oportunidade, a fim de marcar sua presença, levantaram uma povoação, a que deram a denominação de Potiguara.

Quais foram os nomes que a Paraíba já teve?

Cada povo possui seu toré próprio, mas, em geral, envolve uma dança circular ao ar livre, na qual os índios, em fila ou em pares, acompanham o ritmo da dança com cantos ao som de maracás, zambumbas, gaitas e apitos.

Com esse vídeo do canal Tacio Adventures, é possível conhecer em detalhes algumas das principais atrações da Baía da Traição, além das belas paisagens que esse destino reserva para você.

Qual a história da Baía da Traição?

Qual a história da Baía da Traição?

Essa região do litoral da Paraíba é circundada pelo Rio Camaratuba, que possui grande extensão e beleza. Para conhecer todas as atrações que o rio possui, a melhor forma é fazer um passeio de barco, que pode ser contratado com pescadores locais. Nesse passeio, é possível parar em uma pequena praia fluvial para se refrescar, além de adentrar os manguezais da região. É uma aventura imperdível!

As ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, antes considerada um patrimônio cultural, também é um lugar muito procurado por turistas. Antes com uma beleza impressionante, hoje o que resta da igreja são os restos da construção. Apesar de seu estado atual, esse já foi um importante marco da cidade, que acabou caindo em desuso pela comunidade. Porém, é possível ainda vislumbrar a beleza que era característica da construção.

Como a região da Baía da Traição é uma área turística movimentada no estado, há diversas opções de hotéis e pousadas para todos os gostos por lá. Veja abaixo sugestões de estabelecimentos próximos aos pontos turísticos e que vão facilitar e melhorar a qualidade da sua viagem:

Quais os objetivos da dança do Toré?

Uma das atividades que já se tornou tradição na Baía da Traição é o Carnaval da cidade. Ele é um dos mais movimentados de todo o estado e é muito procurado por turistas da região e do Brasil inteiro. Durante a festa popular, é possível assistir grandes apresentações artísticas na praça central da cidade, mas as festividades se estendem também pelas praias, que ficam ainda mais charmosas.

Uma das principais atrações da região é a Lagoa Encantada, muito procurada pelos turistas por sua beleza. A lagoa conta com águas praticamente transparentes, que são ideais para o banho e, em conjunto com a natureza preservada que a rodeia, dá ao local um charme especial. Para chegar até lá, é preciso ir pelas trilhas das falésias de Cardosas, em uma caminhada leve de aproximadamente uma hora.

Hotéis e pousadas

Hotéis e pousadas

Um dos principais atrativos da região é a possiblidade de fazer turismo sustentável, respeitando a natureza e a cultura local. E é por isso que o Governo da Paraíba produziu esse vídeo, com as principais atrações que você deve conhecer e ajudar a preservar.

Foi fundada por colonizadores portugueses com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, em 5 de agosto de 1585. Passou a se chamar Filipeia de Nossa Senhora das Neves, em 1588, em homenagem ao rei Filipe da Espanha e de Portugal. Durante a invasão holandesa, em 1634, tornou-se Frederikstad.

Quem são os Guaicurus?

O Rio do Gozo é um local muito procurado pelos indígenas potiguaras, assim como pelos turistas. Com águas transparentes, muito calmas e poço cercado de mata ciliar, esse rio possui um visual incrível, completado com um balanço que garante muita diversão. É possível nadar, observar a vida marinha e ainda se refrescar nas águas do rio, que fica dentro da área da Aldeia Tracoeira.

No sul da Baía da Traição, é possível encontrar uma das mais belas praias da região e até mesmo do Brasil: a Praia de Coqueirinho. O visual conta com coqueirais altos e cheios de folhas, areia clara e um mar de cor azulada e calmo. É um verdadeiro paraíso, ideal para relaxar, nadar ou passear de barco. Apesar de um pouco distante, com certeza vale o esforço para conhecer!

O que significa Baía da Traição?

As principais atrações para quem visita a Baía da Traição são o seu litoral e suas belezas naturais. Há diversos lugares e atividades que podem fazer da sua viagem uma aventura inesquecível, com algumas das mais deslumbrantes paisagens que você verá. Veja abaixo as melhores atrações para curtir todas as belezas e pontos turísticos dessa linda região:

Localizada no litoral norte da Paraíba, a Baía da Traição é um município que fica a aproximadamente 90 km da capital, João Pessoa. Para chegar até o litoral, o melhor caminho é pegar a BR 101 e, depois, seguir pela Rodovia PB 041 até chegar à cidade. É possível fazer esse mesmo caminho partindo de João Pessoa, de Recife (PE) ou de Natal (RN).

Os Potiguares são índios que habitaram do norte do país no século XVI até à costa do litoral no Nordeste nas cidades atuais de São Luís ( Maranhão) e João Pessoa (Paraíba). São também chamados de: potiguara, petiguares, pitaguares, pitiguares e pitiguaras.

Por que os holandeses desembarcaram em Baía da Traição?

A principal praia da região, que leva o nome Baía da Traição, foi um dos principais acessos dos holandeses quando tentaram invadir o Brasil com a ajuda de tribos indígenas locais – origem do nome da cidade, dado pelos portugueses. Além da rica história, a praia conta com águas calmas e recife próximo, que formam uma linda paisagem. Também tem ótima infraestrutura, com restaurantes e bares na orla.

Antes de ser João Pessoa, foi chamada por diversos nomes. Filipeia, Filipeia de Nossa Senhora das Neves, Frederica ou Frederikstad e Parahyba foram alguns deles. Um lugar que antes de ser cidade foi terra dos guerreiros povos tabajara e potiguara, conforme Aguiar.

Localizada perto da praça central da Baía da Traição, a Praia do Forte fica em terras de reserva indígena. Nesse local, é possível contato com os canhões que protegiam o litoral antigamente, em um ponto alto da praia que facilita a visualização do ambiente. Além das relíquias históricas, a praia conta ainda com lindas falésias e um mar agitado, cheio de ondas, ideal para quem deseja surfar.

Quem são os Potiguara?

Quem são os Potiguara?

Durante o dia é possível pegar embarcações no rio Mamanguape (no pequeno porto de pescadores de Barra) e fazer passeios pelo rio para avistar os peixes boi (no rio e mangue), desfrutar das “praias” de rio, avistar tartarugas marinhas na barreira de coral e fechar o passeio com um almoço em algum restaurante local na …

Os Guaicurus eram índios muito valentes que habitavam os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e no Paraguai na região do Chaco. O nome guaicuru em tupi-guarani significa uma pessoa sarnenta, indivíduo encaroçado, malvado ou traidor.

Os Potiguara fazem parte dos povos da família linguística Tupi-Guarani, mas hoje falam somente o português, como ocorre entre a grande maioria dos grupos indígenas da região Nordeste, com exceção dos Fulni-ô de Pernambuco.

Qual a história da Baia da Traição?

BAÍA DA TRAIÇÃO é um dos antigos núcleos de colonização da Paraíba. Foi ali que aportou a esquerda de Cristóvão Jaques e que os franceses escolheram para sede do comércio de pau brasil. Estes, além de algumas benfeitorias, construíram um forte.

O que significa Baia da Traição?

Baía da Traição é o termo pelo qual os colonizadores portugueses denominaram a baía situada defronte a atual cidade sede do município, em virtude de nela os índios potiguaras haverem trucidado muitos portugueses da frota de Gonçalo Coelho.

Por que os holandeses desembarcaram em Baia da Traição?

Povoamento português [10] Os silvícolas que habitavam a região receberam os holandeses amigavelmente, oferecendo-lhes os seus serviços. Os portugueses que residiam na localidade fugiram para as matas, de onde seguiram para a sede da capitania.

Quantas aldeias têm na Baía da Traição?

A Terra Indígena Potiguara é constituída de 5 072 habitantes, dos quais 3 093 residem no município de Baia da Traição, distribuídas pelas povoações, AKajutibiró, Cumaru, Forte, Galego, Santa Rita, Laranjeiras, Silva, Bento, Tracoeira, Vila São Francisco, Lagoa do Mato, Vila São Miguel e na cidade da Baia da Traição.

Quantos habitantes tem na cidade de Baía da Traição?

PrefeitoMais 73 linhas

Quem era o Governador Geral da Bahia na época da primeira invasão dos holandeses e o que os holandeses fizeram com ele?

No início de 1624, o Governador-Geral Diogo de Mendonça Furtado foi avisado de Madri que partira da Holanda poderosa esquadra para invadir a Bahia. Sem enviar recursos e socorros, a Corte recomendava-lhe vigilância e atenção para as obras de fortificação.

Quem são os potiguaras?

Os Potiguara fazem parte dos povos da família linguística Tupi-Guarani, mas hoje falam somente o português, como ocorre entre a grande maioria dos grupos indígenas da região Nordeste, com exceção dos Fulni-ô de Pernambuco.

Como ocorreu a invasão da Bahia pelos holandeses?

Em 09 de maio de 1624, uma esquadra de 26 navios e cerca de 3.400 holandeses comandados Jacob Willekens, chegaram a Bahia. Salvador foi fortemente bombardeada pelos holandeses, com muitos prejuízos para a Cidade. Aportaram na Barra. ... Foram mais de 40 dias de batalha e, em 1º de maio, houve a primeira rendição.

Qual a origem do povo Potiguara?

Os Potiguaras (nome proveniente do tupi que tem como significado "comedores de camarão") são um grupo indígena que habitava a faixa litorânea do Brasil nos estados do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba em meados do século XVI.

Qual a origem dos povos potiguares?

A formação do povo potiguar passa pela confluência de diversos elementos étnicos, como galegos, mouros, judeus (cristão-novos) portugueses, tupis, africanos que se espalharam pelos vales dos grandes rios, como Ceará Mirim, Potengi, Açu, Mossoró ou pelas regiões serranas do Sertão.

O que foram as invasões holandesas?

As invasões holandesas no Brasil aconteceram ao longo do século XVII e tiveram como momento-chave quando os holandeses invadiram e ocuparam Pernambuco. A ocupação holandesa no Nordeste estendeu-se de 1630 a 1654 e teve relação com o envolvimento diplomático entre Portugal, Espanha e Países Baixos.