A Baía da Traição é uma linda parte do litoral paraibano, cheia de belezas naturais, cultura e muita história. Para quem vai curtir o verão nessa região, é possível encontrar as mais belas praias, lagoas e rios, além de aldeias indígenas com ricas culturas e registros da história da invasão holandesa na região. Saiba mais sobre esse destino a seguir:
Em 1585, o português Martim Leitão chegou à baía com duzentos homens e encontrou uma feitoria e um forte, construídos pelos franceses. Houve um intenso combate, onde os portugueses foram os vencedores. Na oportunidade, a fim de marcar sua presença, levantaram uma povoação, a que deram a denominação de Potiguara.
Cada povo possui seu toré próprio, mas, em geral, envolve uma dança circular ao ar livre, na qual os índios, em fila ou em pares, acompanham o ritmo da dança com cantos ao som de maracás, zambumbas, gaitas e apitos.
Com esse vídeo do canal Tacio Adventures, é possível conhecer em detalhes algumas das principais atrações da Baía da Traição, além das belas paisagens que esse destino reserva para você.
Essa região do litoral da Paraíba é circundada pelo Rio Camaratuba, que possui grande extensão e beleza. Para conhecer todas as atrações que o rio possui, a melhor forma é fazer um passeio de barco, que pode ser contratado com pescadores locais. Nesse passeio, é possível parar em uma pequena praia fluvial para se refrescar, além de adentrar os manguezais da região. É uma aventura imperdível!
As ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, antes considerada um patrimônio cultural, também é um lugar muito procurado por turistas. Antes com uma beleza impressionante, hoje o que resta da igreja são os restos da construção. Apesar de seu estado atual, esse já foi um importante marco da cidade, que acabou caindo em desuso pela comunidade. Porém, é possível ainda vislumbrar a beleza que era característica da construção.
Como a região da Baía da Traição é uma área turística movimentada no estado, há diversas opções de hotéis e pousadas para todos os gostos por lá. Veja abaixo sugestões de estabelecimentos próximos aos pontos turísticos e que vão facilitar e melhorar a qualidade da sua viagem:
Uma das atividades que já se tornou tradição na Baía da Traição é o Carnaval da cidade. Ele é um dos mais movimentados de todo o estado e é muito procurado por turistas da região e do Brasil inteiro. Durante a festa popular, é possível assistir grandes apresentações artísticas na praça central da cidade, mas as festividades se estendem também pelas praias, que ficam ainda mais charmosas.
Uma das principais atrações da região é a Lagoa Encantada, muito procurada pelos turistas por sua beleza. A lagoa conta com águas praticamente transparentes, que são ideais para o banho e, em conjunto com a natureza preservada que a rodeia, dá ao local um charme especial. Para chegar até lá, é preciso ir pelas trilhas das falésias de Cardosas, em uma caminhada leve de aproximadamente uma hora.
Um dos principais atrativos da região é a possiblidade de fazer turismo sustentável, respeitando a natureza e a cultura local. E é por isso que o Governo da Paraíba produziu esse vídeo, com as principais atrações que você deve conhecer e ajudar a preservar.
Foi fundada por colonizadores portugueses com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, em 5 de agosto de 1585. Passou a se chamar Filipeia de Nossa Senhora das Neves, em 1588, em homenagem ao rei Filipe da Espanha e de Portugal. Durante a invasão holandesa, em 1634, tornou-se Frederikstad.
O Rio do Gozo é um local muito procurado pelos indígenas potiguaras, assim como pelos turistas. Com águas transparentes, muito calmas e poço cercado de mata ciliar, esse rio possui um visual incrível, completado com um balanço que garante muita diversão. É possível nadar, observar a vida marinha e ainda se refrescar nas águas do rio, que fica dentro da área da Aldeia Tracoeira.
No sul da Baía da Traição, é possível encontrar uma das mais belas praias da região e até mesmo do Brasil: a Praia de Coqueirinho. O visual conta com coqueirais altos e cheios de folhas, areia clara e um mar de cor azulada e calmo. É um verdadeiro paraíso, ideal para relaxar, nadar ou passear de barco. Apesar de um pouco distante, com certeza vale o esforço para conhecer!
As principais atrações para quem visita a Baía da Traição são o seu litoral e suas belezas naturais. Há diversos lugares e atividades que podem fazer da sua viagem uma aventura inesquecível, com algumas das mais deslumbrantes paisagens que você verá. Veja abaixo as melhores atrações para curtir todas as belezas e pontos turísticos dessa linda região:
Localizada no litoral norte da Paraíba, a Baía da Traição é um município que fica a aproximadamente 90 km da capital, João Pessoa. Para chegar até o litoral, o melhor caminho é pegar a BR 101 e, depois, seguir pela Rodovia PB 041 até chegar à cidade. É possível fazer esse mesmo caminho partindo de João Pessoa, de Recife (PE) ou de Natal (RN).
Os Potiguares são índios que habitaram do norte do país no século XVI até à costa do litoral no Nordeste nas cidades atuais de São Luís ( Maranhão) e João Pessoa (Paraíba). São também chamados de: potiguara, petiguares, pitaguares, pitiguares e pitiguaras.
A principal praia da região, que leva o nome Baía da Traição, foi um dos principais acessos dos holandeses quando tentaram invadir o Brasil com a ajuda de tribos indígenas locais – origem do nome da cidade, dado pelos portugueses. Além da rica história, a praia conta com águas calmas e recife próximo, que formam uma linda paisagem. Também tem ótima infraestrutura, com restaurantes e bares na orla.
Antes de ser João Pessoa, foi chamada por diversos nomes. Filipeia, Filipeia de Nossa Senhora das Neves, Frederica ou Frederikstad e Parahyba foram alguns deles. Um lugar que antes de ser cidade foi terra dos guerreiros povos tabajara e potiguara, conforme Aguiar.
Localizada perto da praça central da Baía da Traição, a Praia do Forte fica em terras de reserva indígena. Nesse local, é possível contato com os canhões que protegiam o litoral antigamente, em um ponto alto da praia que facilita a visualização do ambiente. Além das relíquias históricas, a praia conta ainda com lindas falésias e um mar agitado, cheio de ondas, ideal para quem deseja surfar.
Durante o dia é possível pegar embarcações no rio Mamanguape (no pequeno porto de pescadores de Barra) e fazer passeios pelo rio para avistar os peixes boi (no rio e mangue), desfrutar das “praias” de rio, avistar tartarugas marinhas na barreira de coral e fechar o passeio com um almoço em algum restaurante local na …
Os Guaicurus eram índios muito valentes que habitavam os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e no Paraguai na região do Chaco. O nome guaicuru em tupi-guarani significa uma pessoa sarnenta, indivíduo encaroçado, malvado ou traidor.
Os Potiguara fazem parte dos povos da família linguística Tupi-Guarani, mas hoje falam somente o português, como ocorre entre a grande maioria dos grupos indígenas da região Nordeste, com exceção dos Fulni-ô de Pernambuco.