As palavras paroxítonas são aquelas em que a penúltima sílaba é tônica. Lembre-se que as sílabas tônicas são aquelas que possuem o som mais forte ou mais prolongado do que as demais sílabas. Apesar de a maioria das paroxítonas não levarem acento, existem certas regras de acentuação para as paroxítonas.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.
Porque júri é uma paroxítona terminada em i e pela regra de acentuação gráfica, as paroxítonas terminadas em i são acentuadas. A palavra ali é oxítona e oxítonas terminadas em i não são acentuadas.
Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o verbo enxaguar apresenta dois paradigmas de conjugação, com pronúncias diferentes: - Pode ter as suas formas rizotônicas acentuadas no a, com a existência de um acento que marque essa tonicidade: enxáguo, enxáguas, enxágua, enxáguam, enxágue, enxágues, enxáguem.
pessoa do singular do verbo dar (presente do indicativo): "Ele dá tudo de si." Regra: Acentuam-se as palavras monossílabas tônicas terminadas em "a", "e" e "o", seguidas ou não de "s": * lá, já, má, más (adjetivo), gás...
As palavras terminadas em -i também são, segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, naturalmente oxítonas, não tendo a sua sílaba tônica marcada com acento gráfico. Esta regra também se aplica às palavras: gari, saci, aqui,...
Madagáscar se encaixa como uma paroxítona, já que sua penúltima sílaba é a mais forte. Uma das regras das paroxítonas diz que toda vez que uma palavra com a penúltima sílaba tônica terminar com a letra "r", ela deve, obrigatoriamente, ser acentuada.
Quando bater aquela dúvida se melancia tem acento ou não, saiba que ela está livre do acento circunflexo. Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento. ... No entanto, essa é uma palavra paroxítona que termina em ditongo (me-mó-ria), logo, tem acento.
ABACAXI E CAJU SÃO OXITONAS TERMINADAS EM I e E NÃO SÃO ACENTUADAS SÓ E SOMENTE SÓ SE ESSAS SEMI VOGAIS VIEREM FORMANDO SÍLABA SOZINHA. POR EXEMPLO: I-TA-JA-Í, GRA-JA-Ú TAMBÉM SÃO OXÍTONAS TERMINADAS EM I e U MAS LEVAM ACENTO PORQUE AS SEMIVOGAIS ESTÃO SOZINHAS FORMANDO SÍLABA.
De fato, não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em u, seguido ou não de s. Por este motivo, não levam acento: bambu, pitu, ragu, sagu, urubus etc. ... Não são acentuadas: abacaxi, adquiri-los, Anhembi, barris, cumpri-las, Parati, etc. São acentuadas: daí (da-í), Piauí (Pi-au-í), Piraí (Pi-ra-í) etc.
Tapioca é paroxítona, pois sua silaba tônica é a penúltima Ta - pi - o - ca, por se tratar de uma paroxítona terminada com a letra 'a' ela não é acentuada.
Resposta. Resposta: Alternativa correta é a "b".
A acentuação gráfica consiste na colocação de acento ortográfico para indicar a pronúncia de uma vogal ou marcar a sílaba tônica de uma palavra. Os nomes dos acentos gráficos da língua portuguesa são: acento agudo (´) acento grave (`)...Uso da crase