“Aquele que empunhar este martelo, se for digno, possuirá o poder de Thor!”. Essa é a frase clássica, cravada no Mjolnir, e que, basicamente, explica há décadas por que Odinson e vários personagens podem segurar o martelo asgardiano. Só que, com o tempo, as pessoas passaram a perguntar por mais detalhes sobre o assunto, já que, convenhamos, essa é uma premissa bastante subjetiva. O que é “ser digno” para ostentar o Mjolnir? Eis que tivemos uma resposta com o lançamento de Thor #15, edição que chegou às bancas nos anos recentes.
Alguns fãs ficaram surpreendidos pelo feito do herói, mas era algo que estava anunciado nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel desde o início.
Steve Rogers é capaz de empunhar o martelo de Thor apenas porque é digno o suficiente para fazê-lo. Assim como aconteceu nos quadrinhos por diversas ocasiões. Alguns fãs ficaram surpreendidos pelo feito do herói, mas era algo que estava anunciado nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel desde o início.
Assim que o sintozoide Visão acordou, ele conseguiu levantar o martelo devido ao seu coração puro e sem maldade, pois um ser que nasceu naquele instante não teria a chance de cometer coisas ruins ou ter pensamentos maus contra alguém já que o martelo Mjounir só é erguido por alguém digno e de coração totalmente puro.
“Eles podem ter sido todos ‘Eu sabia’, apenas com giros diferentes”, disse o co-escritor Christopher Markus. “Aquele que está no roteiro está feliz. Tenho certeza de que houve algum ciúme, algum ressentimento, algum choque – é um momento tão feliz para o público que estou feliz por termos escolhido o feliz para Thor, porque ele é meio da voz do público dizendo, ‘F *** sim!’ ”
Assim como Natalie Portman, o Capitão América não precisa do martelo de Thor , Mjolnir, para ser poderoso, mas com certeza ajuda. Embora houvesse algumas coisas erradas com os Vingadores: Endgame , o Capitão América usando o martelo de Thor para lutar contra Thanos definitivamente não era um deles. Na verdade, foi um dos maiores momentos de agradar ao público em todo o filme, já que, além de Thor, Cap era o único ‘digno’ de empunhar a arma icônica.
Groot sacrificou o próprio braço para criar cabo do Rompe-Tormentas. “Groot foi capaz de levantar o Rompe-Tormentas. Isso faria do Groot digno como Thor e o Visão?” “O Mjolnir precisa que você seja digno, o Rompe-Tormentas não – Irmãos Russo”.
O Stormbreaker é capaz de focar e aumentar os poderes de Thor. A arma é praticamente indestrutível e pode suportar explosões de energia criadas pelas Joias do Infinito. Também consegue canalizar energia dimensional e convocar a Ponte Bifrost, a passagem entre mundos, que permitiu que Thor se teletransportasse, junto com Rocket e Groot, para Wakanda.
Ao contrário do Mjölnir, a arma não é encantada para impedir que aqueles considerados “indignos” a empunhem, tornando qualquer pessoa com força suficiente capaz de usá-la. É o que vemos ao final de Thor: Amor e Trovão, quando a filha do Carniceiro dos Deus, nova protegida de Thor, consegue segurá-lo em batalha.
No segundo filme dos Vingadores, Steve Rogers quase levanta o Mjolnir, mas não consegue. Em um papo com fãs no Twitter, os roteiristas de Ultimato revelaram o motivo.
Em Vingadores: Guerra Infinita, Thor, Rocket e Groot foram a Nidavellir para forjar uma arma, mas tudo estava destruído. Somente Eitri resistiu ao ataque de Thanos, mesmo assim conseguiu ajudar o herói a criar sua nova arma de combate.
Não foram poucas as vezes em que Rogers priorizou a vida de outras pessoas em detrimento da sua. Já em Capitão América: O Primeiro Vingador, inclusive, foi essa característica sua que o provou digno de receber o soro do super soldado.
Essa revelação detalha melhor o que significa “ser digno” do Mjolnir: os detentores do martelo não precisam ser apenas guerreiros honrados com nobres intenções, mas também têm que estar na linha de frente de combate. Essa definição ajuda a compreender não somente quem levantou a arma nos quadrinhos, como também no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês): a partir disso, podemos supor que Steve Rogers, embora “fosse digno” para usar o Mjolnir em Vingadores: Era de Ultron, só pôde fazer isso em Vingadores: Ultimato porque estava no calor da batalha.