Além de causar danos físicos a animais, o plástico, quando nos oceanos, pode liberar elementos químicos, que são cancerígenos e podem causar distúrbios hormonais. ... Em escala global, os canudos plásticos representam cerca de 0,03% dos resíduos desse tipo de material, informou a Bloomberg.
500 anos
Plásticos tradicionais levam até 200 anos para se decompor Cada uma de suas moléculas possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogênio. Como as ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo.
Como decompor o plástico? Através de lagartas, cogumelos e bactérias
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, resíduos de plástico levam mais de 400 anos para se decompor....Tempo de decomposição do plástico
As principais fontes naturais do plástico são a celulose, extraída dos vegetais, o carbono e, sobretudo, o petróleo, o gás natural e seus derivados. ... O plástico é um material não-biodegradável, isto quer dizer que ele não sofre a ação de seres decompositores quando entram em contato com o ar, água ou solo.
Sua História. O primeiro plástico sintético foi desenvolvido no início do século XX, e registrou um desenvolvimento acelerado a partir de 1920. Este material, relativamente novo se comparado a outros como o vidro e o papel, passou a estar presente em grande parte dos nossos utensílios.
O material era usado, por exemplo, para substituir o marfim na produção de bolas de bilhar, mas a verdadeira revolução viria em 1907, quando o químico belga, naturalizado americano, Leo Baekeland (1863-1944) criou o primeiro plástico totalmente sintético e comercialmente viável, o Bakelite.
Esta descoberta foi revolucionária, pois tornou o material mais difundido e acessível. Mas a revolução dos plásticos estava apenas começando. Leo Hendrik Baekeland, considerado o pai da indústria do plástico, criou a baquelite, primeira resina totalmente sintética criada a partir de uma mistura de fenol e formaldeído.
Início da produção de material plástico no Brasil Em 1949 foi inaugurada a primeira fábrica de poliestireno, a Bakon S.A, em São Paulo. A comercialização de poliestireno foi de alto impacto e, no início dos anos 60, Lambert desenvolveu o processo para moldagem de poliestireno expandido.
Martin Cooper
A primeira chamada telefônica de um celular móvel, foi feita de uma rua em Nova Iorque pelo engenheiro eletrotécnico da Motorola, Martin Cooper, para seu concorrente, o engenheiro Joel Engel, da AT&T. A partir daí Cooper passou a ser considerado o pai do celular.
Outros nomes também são relevantes na história do telefone celular. Martin Cooper, por exemplo, foi responsável por liderar a equipe que criou o Dyna Tech, primeiro aparelho portátil, que pesava pouco menos de um quilo e media 25 centímetros. A primeira demonstração do sistema ocorreu em abril de 1973, em Nova York.
2002: O primeiro BlackBerry O Black Berry foi o primeiro aparelho a apresentar conectividade celular, operando por uma rede de conexão GSM. Era possível enviar e-mails e organizar dados de forma eficiente.
Stephen Poplawski
Herbert Johnson
de 1904
Zorowich inventou e patenteou o escorredor de arroz nos anos 1950, com ajuda do marido, que era engenheiro. A ideia surgiu porque ela não via sentido em usar um pote para lavar e outro para escorrer o alimento, e criou o objeto que torna a vida na cozinha mais fácil.
O escorredor de arroz, utensílio tão comum na cozinha dos brasileiros, só surgiu em 1958, depois que a dentista Beatriz Zorowich, 80 anos, começou a contemplar com outros olhos a bacia usada por sua empregada para escorrer o arroz. O problema era que durante a lavagem sempre caíam muitos grãos que entupiam a pia.
Inventado em 1952, pela dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich, o acessório que facilitava o trabalho das donas de casa na cozinha. Foi produzido pela primeira vez pela empresa Trol S/A, que pagou a inventora durante 15 anos para obter a licença e patente da criação.
CONHEÇA 15 DAS MAIORES INVENÇÕES E DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DA HUMANIDADE
Veja abaixo a lista com algumas das maiores invenções do século XX.
Conheça as 20 invenções que mudaram o mundo!
As cinco maiores descobertas científicas de 2019