O sucesso de um projeto de software estпїЅ ligado diretamente пїЅ sua capacidade de atendimento пїЅs necessidades do usuпїЅrio. O sucesso de uma empresa de software пїЅ dependente da sua capacidade de produпїЅпїЅo deste produto de software em um prazo e custo eficazes.
Por fim, a Figura 2 mostra tambпїЅm dois tipos especiais de associaпїЅпїЅo: a agregaпїЅпїЅo (representada por um losango branco) e a composiпїЅпїЅo (losango preto). Tais associaпїЅпїЅes representam relacionamentos todo-parte, sendo que o losango indica a extremidade do todo. No exemplo, funcionпїЅrios e subequipes fazem parte de uma equipe e um motor пїЅ parte de um carro. A diferenпїЅa entre a agregaпїЅпїЅo e a composiпїЅпїЅo пїЅ que esta пїЅltima representa uma dependпїЅncia mais forte do ciclo de vida entre a parte e o todo. Em outras palavras, de maneira geral as partes пїЅvivem e morremпїЅ com o todo: se um carro пїЅ destruпїЅdo, seu motor tambпїЅm пїЅ, porпїЅm se uma equipe пїЅ dissolvida, seus funcionпїЅrios podem ser realocados. Nada impede, porпїЅm, que uma parte (ex.: um motor) seja retirada do todo (ex.: carro) e associada a uma outra instпїЅncia antes que este seja excluпїЅdo. Resumindo, uma composiпїЅпїЅo modela uma associaпїЅпїЅo todo-parte entre classes que sпїЅo fortemente acopladas.
Assim, quando se segue uma metodologia para o desenvolvimento de software, espera-se desenvolver um sistema que satisfaпїЅa todos os requisitos dos clientes de forma eficiente. Observando este aspecto, nпїЅo faz sentido iniciar a construпїЅпїЅo de um software sem ter uma metodologia de trabalho bem definida e que seja do conhecimento de todos os envolvidos no processo. PorпїЅm, alпїЅm de uma crescente demanda por softwares de qualidade, as empresas de desenvolvimento de software sofrem cada vez mais pressпїЅo por parte dos clientes para que o produto seja entregue com prazos menores. Este fato pode fazer com que uma metodologia de trabalho que jпїЅ foi utilizada com sucesso em diferentes projetos nпїЅo alcance o resultado esperado.
A dependпїЅncia indica que o comportamento de uma classe pode ser influenciado pelo comportamento de outra classe, ou seja, a mudanпїЅa no comportamento de uma classe pode acarretar mudanпїЅa no comportamento de outra classe.
Antes da elaboraпїЅпїЅo da Unified Modeling Language, existiam diversos padrпїЅes para se criar modelos de software, o que dificultava a elaboraпїЅпїЅo de software por equipes que utilizassem padrпїЅes diferentes. Esta linguagem пїЅ uma maneira de padronizar a modelagem orientada a objetos de forma que qualquer sistema possa ser modelado da maneira apropriada, simples de ser atualizado e compreendido. UML пїЅ uma linguagem muito expressiva, abrangendo todas as visпїЅes necessпїЅrias ao desenvolvimento e implantaпїЅпїЅo de sistemas de software em geral.
É exatamente nesse ponto que entra a UML, pois ela é uma ferramenta extremamente importante quando se trata de documentar uma aplicação. Achou interessante e quer saber mais sobre o assunto? Então veja o que será abordado neste artigo:
O modelo funcional abrange o que um sistema faz e mostra como os valores de saГda de um processamento derivam do processo de entrada, independente da ordem em que os valores sГЈo processados.
Para isso, ela define uma série de elementos gráficos — como retângulos, setas, balões e linhas — que são usados em diferentes diagramas para representar os componentes de uma aplicação, suas interações e mudanças de estados.
пїЅ bastante comum que se encontrem literaturas a respeito de design patterns que fazem uso da UML, empregando esta пїЅltima como um meio para a representaпїЅпїЅo esquemпїЅtica das ideias que estпїЅo sendo discutidas. AlпїЅm disso, metodologias de desenvolvimento como RUP (Rational Unified Process) tпїЅm nesta linguagem um importante pilar, jпїЅ que os diversos diagramas existentes acabam por servir como parte da documentaпїЅпїЅo de um projeto.
UML (sigla em inglпїЅs para "Unified Modeling Language") пїЅ uma linguagem que se presta пїЅ modelagem de estruturas que irпїЅo compor uma aplicaпїЅпїЅo, estando fortemente amparada em conceitos de OrientaпїЅпїЅo a Objetos. Em termos prпїЅticos, a UML contempla uma sпїЅrie de notaпїЅпїЅes para a construпїЅпїЅo de diagramas representando diferentes aspectos de um software, alпїЅm de nпїЅo estar presa a metodologias ou tecnologias especпїЅficas de desenvolvimento. Sistemas construпїЅdos nas mais variadas linguagens e plataformas como C#, VB.NET, Java, Delphi etc. podem se beneficiar das vantagens decorrentes do uso desta linguagem.
Quando os modelos são adequados para o software que está sendo desenvolvido, os problemas são resolvidos mais claramente, mas quando se escolhe um modelo errado, ao invés de ajudar, ele pode complicar ainda mais o problema, causando confusões e desviando a atenção para detalhes que não são importantes para aquela situação.
Existem vГЎrios tipos de modelos de dados, com diferentes tipos de layout possГveis. A comunidade de processamento de dados identifica trГЄs tipos de modelagem para representar os nГveis de pensamento Г medida que os modelos sГЈo desenvolvidos.
Existem diversos tipos de diagramas UML e eles sГЈo divididos em duas categorias: os diagramas estruturais e os comportamentais. Cada um deles Г© usado para especificar, documentar, modelar e visualizar aspectos especГficos de uma aplicação. Veja!
Se vocпїЅ quiser construir grandes softwares, o problema nпїЅo se restringirпїЅ a uma questпїЅo de escrever grandes quantidades de cпїЅdigo пїЅ de fato, o segredo estпїЅ em elaborar o modelo correto e pensar em como serпїЅ possпїЅvel elaborar menos cпїЅdigo, com maior confiabilidade e qualidade. Isso faz com que o desenvolvimento de software de qualidade se torne uma questпїЅo de arquitetura, processo e ferramentas, reduzindo um pouco a responsabilidade da implementaпїЅпїЅo.
A técnica de modelagem de objetos é uma metodologia que combina três tipos de modelos para descrever um sistema: modelo de objetos, modelo dinâmico e modelo funcional. São modelos a partir dos três pontos de vista mostrados anteriormente, que são relacionados, mas diferentes entes si, cada um abrange importantes aspectos do sistema, mas todos são necessários para uma descrição completa.
Softwares malsucedidos tГЄm falhas especГficas de cada um, mas todos os projetos bem-sucedidos sГЈo semelhantes em diversos aspectos. Um dos elementos que contribuem para o sucesso de um software Г© a utilização da modelagem.
AlпїЅm dos vпїЅdeos e artigos contidos nesse guia, a DevMedia publica com frequпїЅncia novos conteпїЅdos sobre engenharia de software, os quais vocпїЅ encontra nos Guias de Consulta abaixo:
Para desenhar um diagrama de caso de uso em UML, primeiro é preciso analisar todo o sistema cuidadosamente. Você tem que descobrir cada função fornecida pelo sistema. Depois que todas as funcionalidades de um sistema são descobertas, elas são convertidas em vários casos de uso usados ​​no diagrama de casos de uso.
Inerentemente, a modelagem de dados Г© um processo top-down, que comeГ§a com o modelo conceitual para estabelecer a visГЈo geral, passa para o modelo lГіgico e, finalmente, para o projeto detalhado contido no modelo fГsico.
Um desenvolvimento de software organizado tem como premissa uma metodologia de trabalho. Esta deve ter como base conceitos que visem a construпїЅпїЅo de um software de forma eficaz e os passos necessпїЅrios para se chegar ao produto final esperado.
A ferramenta de diagramação de muitos desenvolvedores, o Lucidchart fornece um conjunto de ferramentas simples e funciona em tempo real em muitas plataformas, graças ao seu código baseado em HTML 5.
Conforme discutido ao longo deste artigo, a UML oferece uma ampla variedade de diagramas, buscando com isto abranger diferentes aspectos relativos ao desenvolvimento de software. Isto nпїЅo significa, obrigatoriamente, que a modelagem de uma nova aplicaпїЅпїЅo precise empregar todas as representaпїЅпїЅes fornecidas por esta linguagem. Na verdade, cada projeto conta com caracterпїЅsticas bem especпїЅficas, o que significa que somente alguns dos diagramas podem realmente agregar algum valor como documentos que especificam o sistema a ser construпїЅdo.