Na primeira, há um lustre de cristal com 3 lâmpadas e cúpulas de diferentes tamanhos no formato redondo. Para que fique em sintonia, será preciso que na sala de TV tenha algo que faça uma conexão com o lustre, como por exemplo alguns objetos decorativos do mesmo material.
7 dicas para utilizar lustres na decoração
Os pendentes, podem ser encontrados em diferentes formatos, texturas e cores, podendo assim compor os mais diferentes estilos de decoração. Recomenda-se utilizar pendentes para iluminação de mezaninos, mesas de refeições, bancadas e laterais da cama.
Lustre para sala de jantar – É neste ambiente que os lustres ficam mais harmoniosos, podendo se apresentar em modelos imponentes. O lustre de cristal é indicado no caso de salas de jantar mais sofisticadas ou luxuosas e, como o foco da iluminação é a mesa, ele pode ter fios mais longos, que o tornam mais elegante.
Quais são os tipos de luminárias para sala mais utilizados?
As luminárias pendentes se ajustam melhor em ambientes com o pé direito alto. Para usar esse tipo de luminária é preciso ter uma atenção especial ao design dela, já que ela ficará em destaque na sala e, obrigatoriamente, deve se harmonizar com o restante da decoração.
Você não precisa usar um lustre de cristal no quarto, mas é importante usar um modelo que condiz com a decoração do ambiente logo acima da cama box. Portanto, se o quarto for repleto de decoração de rústica, compre um lustre para quarto rústico para combinar.
Se a intenção é colocar um pendente na lateral da cama, sobre o criado mudo, o interessante é que ele tenha entre a metade e 1/3 do tamanho do móvel. Ou seja, para um criado mudo com 60 centímetros, o ideal é que o pendente tenha entre 20 a 30 centímetros.
Tutorial 2
Guia: como escolher o tamanho de lustre ideal em 7 passos
Um lustre único no centro da mesa: indicado para aquelas com até 6 lugares. Nesse caso, o tamanho ideal é metade da largura ou do diâmetro da mesa (exemplo: 1 m de largura, pendente com 50 cm). A proporção é a mesma para uma única peça com mais lâmpadas.
A regra nesse caso é bem simples. Para mesas retangulares, lustres retangulares devem medir no máximo metade do comprimento da mesa. Se o lustre for redondo, seu diâmetro deve ser 1/3 do comprimento. Se sua mesa for muito comprida, com seis cadeiras ou mais, a dica é usar de dois a três pendentes.
Aplique de 5 a 7 centímetros de comprimento de lustre por metro de altura de parede. Por exemplo, uma sala de jantar com tetos de 3 metros de altura, 6 metros de largura e 6 metros de comprimento, pode acomodar um lustre de 75 centímetros de diâmetro e 50 a 75 centímetros de comprimento.
Altura do pendente em relação ao chão: também é possível considerar a medida entre a base da luminária e o piso, a qual deve ficar entre 140 cm e 150 cm.
Na sala de estar Entre a cúpula e o tampo da mesa de centro, deixe de 150 cm a 170 cm, para que a luminária não crie um bloqueio visual para que estiver sentado no sofá. Se a peça for instalada sobre mesinhas laterais, a distância diminui: entre 30 cm e 50 cm é o suficiente.
Afinal, o pendente deve ajudar a compor a decoração e não roubar toda a atenção. A base dele deve estar sempre a uma distância entre 70 e 90 centímetros do tampo do móvel. Não se esqueça, também, de centralizar a luminária em relação à mesa. Se for utilizar mais de uma peça, é importante seguir a mesma regra.
Mas fica a pergunta: qual a distância ideal entre um lustre / luminária pendente e a mesa? A resposta é simples: o mais ideal é que seja entre 70 - 90 cm do tampo da mesa. Assim, iluminam corretamente e ornam melhor com o ambiente ;-)
Deve-se manter uma distância de 20 a 30 cm da parede, para spots não direcionáveis e distância de 10 a 15 cm para spots direcionáveis.
O ideal é que sua luminária esteja posicionada lateralmente e um pouco atrás de você (evitando o ofuscamento). Procure escolher bem a potência da lâmpada que você vai utilizar, evitando muita ou pouca intensidade. Se for possível, escolha uma luminária com dimmer (regulador de intensidade da luz).
Mais uma dica para você que procurar saber mais sobre decoração e iluminação. Uma dúvida frequente é: "Qual distancia deve ser usada no espaçamento entre spots?". A resposta é bem simples, o espaçamento usado deve ser de 75 cm a 1 m. Essa distância…
Na verdade, a resposta é bem simples: o espaçamento entre eles deve ser, em média, de 75 centímetros a 1 metro. Esta medida de distância dá um efeito de cascata (o efeito da luminosidade na parede) mais harmonioso, deixando o ambiente mais leve, porém sem ambientes mal iluminados.
4 dicas de iluminação para quartos com home office
Vamos começar repetindo uma das dicas mais faladas por aqui: ambiente claro e bem iluminado dá sensação de amplitude. Já as paredes mais escuras absorvem luz, por isso se esse for o seu caso, invista em lâmpadas mais fortes e em luminárias maiores, para garantir que cada pedacinho do ambiente esteja iluminado.