Tem ação neurotóxica e é capaz de paralisar os animais que entram em contato com ela. O cnidócito é uma importante célula tanto para defesa quanto a alimentação dos cnidários. O veneno presente no interior dessas células pode ser bastante perigoso para o homem.
Os cnidários são animais basicamente carnívoros. Eles não apresentam sistema digestório, sendo a digestão iniciada no interior da cavidade gastrovascular e completada nas células que revestem essa cavidade (células gastrodérmicas). Temos nesses animais, portanto, uma digestão extracelular e intracelular.
Cnidários: os pólipos, forma fixa, se alimentam através da captura de pequenos peixes, que são capturados pelas células de defesa dos cnidários, os cnidócitos, que liberam uma toxina que mata os animais.
Diferentemente dos vegetais (que produzem sua própria energia através da fotossíntese), os invertebrados necessitam extrair a energia necessária para sua sobrevivência através de outros seres. Para isso, eles se alimentam de seres autótrofos (vegetais) e heterótrofos (animais).
Segundo : Interna, intracelular, os Poríferos obtêm seu alimento por filtração da água. Terceiro : interna, extracelular, os Anelídeos obtêm seu alimento.
Reprodução. ... Também podem apresentar reprodução sexuada, quando duas planárias trocam os gametas masculinos através do processo de fecundação cruzada, que garante variabilidade genética. Os platelmintos parasitas podem se reproduzir sexuadamente, depositando seus ovos no corpo do hospedeiro em que estão.
Resposta. A resposta é: as trocas gasosas são realizadass pela simples difusão do oxigênio e gás carbônico . A troca gasosa é realizada em toda a epiderme.