Estrutura vegetal com morfologia e/ou funções semelhantes às da raiz. Os rizoides que ocorrem nos gametófitos de briófitas e plantas vasculares são semelhantes aos pelos radiculares. Nas pteridófitas, têm por função a fixação do gametófito e a absorção de água e substâncias nela dissolvidas.
rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente; cauloide - pequena haste de onde partem os filoides; filoides -estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.
Rizóides não possuem vasos condutores de seiva, o transporte de substâncias e água são feitas por osmose e são partes das briófitas. Já as Raízes fazem parte das traqueófitas e possuem vasos condutores, por isso são maiores que os musgos.
Cauloide: tem a função do caule aonde se encere formações laminares análogas as folhas. Filoides: são estruturas clorofiladas que são capazes de fazer a fotossíntese.
Significado de Caulóide substantivo masculino Parte de um talo que exteriormente se assemelha a um caule.
são responsáveis pelo movimento das placas tectônicas, causando seu rompimento e o lançamento de materiais fluidos.
Na organização das raízes, caules e folhas verdadeiras verificam-se a presença de vasos condutores de nutrientes. Devido à ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal.
Tumor filoide (do Grego: phyllon folha), também conhecido como cistosarcoma filoide, é uma massa tipicamente grande, de crescimento rápido que se formam a partir das células estromais periductais da mama. Eles contribuem para menos de 1% de todas as neoplasias da mama.
Explicação e Resposta: Essas estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas). Faltam-lhes, por exemplo, vasos condutores especializados no transporte de nutrientes, como a água.
A reprodução dos musgos ocorre através dos esporos, que possuem atuação como sementes, em que uma estrutura denominada de esporófito é a responsável pela produção de esporos. ... Além disso, no feto, o ovo ou o zigoto, que resulta da fecundação dá origem a uma nova planto em que são formados os esporos.