Para que serve o exame especular? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A inspeção da vagina e do colo uterino deve ser feita através do exame especular, que pode apontar a presença de secreções normais ou que denotem uma infecção, e lesões suspeitas de malignidade deste segmento.
Como fazer o exame especular?
O exame externo (parte 1): o profissional olhará a parte externa da sua vagina (clitóris, lábios, abertura vaginal e ânus). O exame especular (parte 2): O espéculo é feito de metal ou plástico. Seu médico/sua médica vai introduzi-lo delicadamente para conseguir visualizar o canal vaginal e a cérvice (colo do útero).
O que é um exame especular?
O exame especular tem por objetivos realizar a exposição do colo do útero, permitindo a sua visualização completa e a coleta adequada de material para o exame citológico, bem como permitir a visualização do conteúdo e da mucosa vaginal (o que só pode ser feito no momento da retirada do espéculo).
Qual exame detecta infeccao na vagina?
Papanicolau O exame de papanicolau, também conhecido como exame preventivo, é feito através de uma raspagem do colo do útero e a amostra coletada é enviada para o laboratório que seja feita a análise, permitindo identificar infecções vaginais e alterações na vagina e no útero que podem ser indicativos de câncer.