São testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG em amostra de sangue venoso do paciente, por imunoensaio automatizado em metodologia de Quimioluminescência, que apresenta maior sensibilidade quando comparado a um teste rápido.
A quimioluminescência amplificada por enzimas significa limites de detecção mais baixos proporcionando aumento da sensibilidade e a técnica de lavagem aumenta a espeficidade.
O luminol é um pó – formado por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio — que é diluído em água oxigenada. Essa solução, quando borrifada nos locais suspeitos, reage em contato com o ferro presente na hemoglobina do sangue e libera uma luz azulada, suficientemente forte para ser vista no escuro.
O sistema PCR-TURBIDIMETRIA da GOLD ANALISA é um ensaio quantitativo envolvendo reação antígeno-anticorpo em que a aglutinação formada é medida por turbidimetria. Conservar entre 2-8 ºC.
2. Imunoturbidimetria. Termo médico: é o que mede a diminuição da luz ao passar por um complexo antígeno-anticorpo.
O que quer dizer Proteína C-reativa não reagente? Quando os resultados do exame de proteína C-reativa apontam “não reagente”, quer dizer que os níveis de PCR no organismo estão dentro da normalidade. Isso depende do tipo de exame adotado pelo laboratório.
Derivada da resposta hepática frente a ação de citocinas pró-inflamatórias, a proteína C reativa (PCR) é um biomarcador característico da fase aguda da inflamação e atua ativamente no processo aterogênico.
A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame laboratorial que mede inflamação sistêmica de qualquer causa: infecciosa, inflamatória, alérgica, neoplásica, entre outros.
Valores normais: 5 a 20 mm por hora. Valores aumentados podem ser significar: Anemia, Inflamação, Gravidez, Febre reumática, Tumores malignos, Paraproteinemia, Mieloma, Doença de Waldenströn, Artrite reumatóide, Doença de Kawasaki, Doença infecciosa bacteriana, etc.