A beladona é uma planta extremamente tóxica que pode ser utilizada na preparação de alguns medicamentos naturais, especialmente para aliviar sintomas de cólicas gástricas devido a úlceras ou cólicas menstruais. No entanto, a planta só deve ser utilizada por profissionais, sendo venenosa quando utilizada sem conhecimento em casa.
Além disso, não se deve consumir o fruto da beladona, pois pode causar intoxicação grave. Por isso, é importante ter atenção às crianças, pois o fruto da beladona é muito parecido ao mirtilo, podendo ser consumido por engano, e ocasionar envenenamento.
Infecções: A Belladona é amplamente utilizada no tratamento de infecções agudas, como amigdalite, faringite, otite e sinusite. Pode ajudar a reduzir a inflamação, aliviar a dor e combater os sintomas associados a essas condições.
Também ajuda a aliviar os sistemas gastrointestinais e biliares, controlando a inflamação do cólon, como colite e diverticulite, uma tendência a urinar excessivamente, dor abdominal causada por pedras nos rins e úlcera péptica.
Para saber más sobre cómo este artículo fue escrito, refiérase a la metodología de la Base exhaustiva de datos de medicamentos naturales.
Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de beladona, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!
Embora não pensemos nisso logo de cara, mesmo alguns produtos naturais como os chás podem fazer mal e ser contraindicados para algumas pessoas. Você descobrirá a seguir se a bebida preparada à base da planta beladona é boa ou se, ao contrário disso, o chá de beladona faz mal.
Febre alta: A Belladona é frequentemente indicada no tratamento de febres altas, especialmente quando a pele está quente e avermelhada. É útil quando a febre está associada a uma sensação de calor intenso, sudorese escassa e sede acentuada.
Atenção: “O Dr. Saúde é um site de caráter informativo sobre saúde, nutrição e bem estar e não substitui o aconselhamento e acompanhamento de médicos profissionais, como diagnóstico ou tratamento”.
Além disso, se consumida em excesso, esta planta pode provocar envenenamento, colapso cardíaco, parada respiratória, convulsões, coma e morte. Dessa forma, os medicamentos feitos com esta planta devem ser utilizados com muito cuidado e apenas com orientação de um médico.
Até os medicamentos alopáticos que contenham Beladona devem ser manipulados com extremo cuidado, e por quem conheça muito bem o modo de preparo e as dosagens, de acordo com cada caso. Sem esquecer que cada pessoa/paciente apresenta sensibilidade específica.
A Belladona na homeopatia: A homeopatia é um sistema de medicina alternativa que utiliza substâncias altamente diluídas para tratar doenças e promover a cura. A Belladona, ou Atropa belladonna, é um dos medicamentos homeopáticos mais comumente prescritos. É obtida a partir da planta de mesmo nome, encontrada principalmente na Europa, Ásia e América do Norte.
O nome beladona significa “bela dama” e foi escolhido por causa de uma prática conhecida – e arriscada – na Itália. Há quem diga que o chá de beladona tenha sido usado historicamente na Itália para aumentar o rejuvenescimento da mulher, no entanto, por ser uma planta de alto teor de veneno, não se comprova a veracidade de tal informação.
Devido suas propriedades e a presença de escopolamina e atropina na sua composição, a beladona é muito utilizada para a produção de medicamentos, como Atropion, Pasmodex, Buscopam, Atrovex ou Tropinal, por exemplo, colírios oftalmológicos, para dilatar a pupila antes de exames de vista, ou pomada homeopática para reumatismo ou dor muscular, encontrada com o nome Pomada Belladonna Almeida Prado.
Problemas de pele: Na homeopatia, a Belladona é utilizada no tratamento de certas condições de pele, como erupções cutâneas, urticária e eritema. Pode ajudar a aliviar a coceira, a vermelhidão e a inflamação associadas a essas afecções.
A beladona (Atropa belladonna) é uma planta originária do centro e do sul da Eurásia (porção de massa continental formada pela Europa e pela Ásia), que faz parte da família Solanaceae. Ela é cultivada na França e em outros lugares por conta de suas propriedades medicinais.
Essa planta é nativa da Europa e de partes da Ásia, podendo crescer até 5 pés. Tem flores roxas e bagas escuras que são ligeiramente doces. Essa planta é tão tóxica que comer uma pequena quantidade de suas folhas ou bagas pode ser fatal para os seres humanos, especialmente crianças e alguns animais. Simplesmente tocar as folhas pode irritar sua pele.
Na verdade, Beladona é uma planta medicinal, porém, o mau uso dela pode levar à morte devido sua grande toxicidade. É fundamental ter a prescrição médica da planta para aplicação fitoterápica.
Trata-se de uma planta que chega aos aproximadamente 1,5 metros de altura e apresenta folhas verdes, flores de coloração violeta ou esverdeada, frutinhos pretos e brilhantes e uma raiz grande e afunilada.
Embora amplamente considerada perigosa, a beladona é usada como um sedativo, para combater espasmos brônquicos na asma e crises de tosse. Também serve como um excelente remédio para combater a febre, cólica, enjoo e, inclusive, atuando como um excelente analgésico.
Entretanto, a planta conta com outros alcaloides igualmente perigosos. É o caso dos tropânicos (escopolamina, l-hiosciamina, hidroxicumarina, northiosciamina e noratropina), encontrados nas folhas, caules e frutos; e das cumarinas, que ocorrem em suas raízes e rizomas.
Feito a partir da planta Atropa Belladonna, o medicamento Belladona na homeopatia serve principalmente para processos infecciosos acompanhados de inflamação, febre, olhos ardentes e vermelhos. É bastante útil em estados inflamatórios em qualquer região do organismo, principalmente em reações agudas.
Beladona é excepcionalmente poderosa para a inflamação aguda da vesícula biliar, cujos sintomas incluem febre, vômitos, náuseas, abdômen sensível e dor que irradia para as costas ou para o ombro direito.
Para que serve A pomada Belladona é utilizada para tratar furúnculos. A Pomada Belladona também é utilizada para dores musculares e para tratar pacientes com caxumba e reumatismo.
Pomada de Belladona Uber Pharma, para o que é indicado e para o que serve? Pomada de Belladonna Uberpharma é indicada para o alívio de coceiras de picadas de insetos, dermatoses inespecíficas, dermatoses de causas conhecidas e recorrentes, para vermelhidão, prurido e edema de causa conhecida ou desconhecida.
3 passos para curar o furúnculo mais rápido
Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.
No caso das manchas causadas por furúnculos, as melhores opções costumam ser clareadores tópicos, peelings e lasers, mas é importante consultar um dermatologista para avaliar qual a melhor opção no seu caso.
Tratamento para tirar o furúnculo O tratamento para o furúnculo consiste em lavar a região todos os dias com água e sabão ou com um sabão antisséptico, de preferência indicado pelo dermatologista, e em aplicar compressas de água morna na região, que ajudam a retirar o pus, esperando que ele desapareça sozinho.
Para prevenir o aparecimento do furúnculo, é importante manter a pele limpa e seca, manter as feridas cobertas e lavar as mãos frequentemente, pois assim é possível evitar a infecção na raiz do pelo e acúmulo de pus debaixo da pele, evitando assim a formação do furúnculo.
A furunculose é causada por uma infecção provocada por uma bactéria chamada de Staphylococcus aureus, que é uma bactéria que vive à superfície da pele e que pode causar infecções, devido a um ferimento no local, picada de inseto ou outro fator, que permite a entrada da bactéria, principalmente em pessoas com o sistema ...
A foliculite pode ser tratada em casa com a higienização da região com sabão anti-séptico, mas também pode ser necessário o uso de cremes ou pomadas específicas, que devem ser recomendados pelo dermatologista.
Ácido natural para clarear manchas na perna “A água do arroz é rica em ácido Kójico, um poderoso clareador que pode ser utilizado em toda a extensão do corpo. Faça compressas com a água do arroz nas áreas escurecidas por 20 minutos, em dias intercalados”, ensina a biomédica.
O tratamento das manchas deve ser feito com cremes clareadores contendo hidroquinona, ácido glicólico, retinoico, ácido kójico, ácido fítico ou diversas outras substâncias despigmentantes. Peelings e lasers podem ser muito eficazes também.
1. Cremes clareadores. Alguns cremes podem ser indicados pelo dermatologista para clarear as manchas que aparecem na virilha, como o creme com Hidroquinona, ácido retinoico ou com o ácido azeláico, por exemplo.
Misture um pouco de água com o bicarbonato de sódio até obter uma pasta homogênea. Depois, aplique essa pasta sobre a pele manchada da virilha e esfregue com movimentos circulares por aproximadamente 2 minutos. Por fim, lave a pele com água morna e sabão neutro. Faça esta técnica por até 15 dias seguidos.