EQST

Para Que Serve A Lobectomia?

Para que serve a lobectomia?

A lobectomia é um procedimento cirúrgico de retirada de apenas um lobo pulmonar (veja na imagem abaixo a localização dos lobos pulmonares), a cirurgia é indicada quando uma pessoa possui apenas uma área do pulmão acometida de alguma doença, como por exemplo, enfisema gigante, tumores benignos e malignos e/ou infecções.

O que é cirurgia de lobectomia?

Lobectomia. Consiste na remoção do lobo inteiro do pulmão que contém o tumor. Segmentectomia ou ressecção em cunha. Nesse procedimento apenas parte do lobo é removido.

Como é a recuperação da lobectomia?

Esforços devem ser evitados por cerca de 7 a 10 dias (normalmente), mas uma vez que o paciente sai do hospital, se estiver se sentindo bem, sem dor, sem falta de ar, pode realizar trabalhos burocráticos, pequenas caminhadas e sair de casa sem realizar esforço.

Como é feito uma lobectomia?

A lobectomia é um procedimento cirúrgico do dia a dia da cirurgia torácica, que consiste na remoção de um desses lobos, sendo hoje realizada por vídeo, na maior parte dos casos e quando o cirurgião detem esse expertise.

Quanto tempo demora lobectomia?

Quanto tempo demora em media uma lobectomia? Em torno de 2 a 4 horas, dependendo obviamente do tipo de doenca que motiva a cirurgia, presença de aderencias por cirurgias ou infeccoes previas.

Quais os riscos da lobectomia?

A lobectomia apresenta como principais riscos sangramento, infecção do local da cirurgia, fuga (vazamento pulmonar) por tempo prolongado, dores crônicas e até óbito.

O que é lobectomia esquerda?

A lobectomia por definição é a retirada de um desses lobos pulmonares, seja ele a direita ou a esquerda.

Como é uma cirurgia no pulmão?

Não é uma cirurgia muito comum. Ela é feita para remover o tumor que atinge a região dos brônquios (tubos que levam o ar para os pulmões). Normalmente, as cirurgias são feitas por meio da abertura do tórax (toracotomia), porém, também podem ser realizadas com auxílio de vídeo (cirurgia torácica videoassistida).

Quais os riscos de uma cirurgia de pulmão?

As complicações mais frequentes são pneumonia, empiema pleural, drenagem prolongada, dor pós-operatória e arritmias cardíacas. Para reduzir a chance de complicações é necessária uma boa seleção de candidatos à cirurgia, portanto sempre avaliamos função pulmonar e analisamos risco cardiovascular antes de indicá-la.

O que é lobectomia da tireóide?

Lobectomia. Essa cirurgia é algumas vezes utilizada para o câncer diferenciado de tireoide (papilífero ou folicular). O lobo contendo o câncer é geralmente removido, junto com o istmo (parte que une os lobos). Uma vantagem dessa técnica, é que o paciente pode não necessitar fazer reposição hormonal após a cirurgia.

O que é uma Salpingoplastia?

É a plástica da tuba uterina, realizada com o objetivo de gestação, quando a gestação não ocorre devido a doenças que alteram a perviedade da tuba uterina, como sequelas de doença inflamatória pélvica e endometriose, por exemplo.

Quanto tempo leva para drenar o pulmão?

O grau do espessamento pleural e a presença de doença pulmonar associada também impactarão no tempo. A técnica escolhida, se vídeo ou convencional aberta por toracotomia. Em média, um procedimento sem maiores complexidades duraria umas 2 horas e procedimentos mais complexos podem chegar a 6 horas.

Como é feito a cirurgia de pulmão?

Não é uma cirurgia muito comum. Ela é feita para remover o tumor que atinge a região dos brônquios (tubos que levam o ar para os pulmões). Normalmente, as cirurgias são feitas por meio da abertura do tórax (toracotomia), porém, também podem ser realizadas com auxílio de vídeo (cirurgia torácica videoassistida).