Este antibiótico trata apenas algumas infecções bacterianas e parasitárias. O uso de qualquer antibiótico quando não é necessário pode fazer com que ele não funcione para futuras infecções.
Este medicamento pode lhe deixar tonto. Álcool ou maconha podem deixá-lo mais tonto. Não dirija, use máquinas ou faça qualquer coisa que precise de atenção até poder executar com segurança. Converse com seu médico caso esteja usando maconha.
Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com metronidazol são náusea, vômito, diarréia, dor no estômago, sensação de gosto metálico na boca, perda do apetite, dor de cabeça, cansaço excessivo ou tontura.
Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Este medicamento pode interferir com certos exames laboratoriais, possivelmente causando resultados falsos. Garanta que o pessoal do laboratório e todos os seus médicos saibam que você usa esse remédio.
Flagyl é um anti-infeccioso que apresenta atividade antimicrobiana, que abrange exclusivamente micro- organismos anaeróbios, e atividade antiparasitária.
Tonturas, dores de cabeça, dores de estômago, náuseas, vômitos, perda de apetite, diarreia, constipação ou gosto metálico em sua boca podem ocorrer. Caso algum destes efeitos dure ou piore, informe à seu médico ou farmacêutico imediatamente.
Caso perca uma dose, tome assim que lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose desejada. Tome sua próxima dose no horário regular. Não duplique a dose para recuperar o atraso.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.
Você não deve ingerir bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool em sua formulação durante e no mínimo 1 dia após o tratamento com metronidazol, devido à possibilidade de efeito antabuse, com aparecimento de rubor (vermelhidão), vômito e taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco).
As interações medicamentosas podem alterar a forma como seus medicamentos funcionam ou aumentam o risco de efeitos colaterais graves. Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis.
O metronidazol pode interferir com determinados tipos de exames de sangue (aminotransferase [ALT], aspartato aminotransferase [AST], lactato desidrogenase [LDH], triglicerídeos, glicose), o que pode levar a um falso negativo ou a um resultado anormalmente baixo.
Outro estudo que mostra ser eficaz o tratamento de vaginose bacteriana inespecífica com Metronidazol é o de Bistoletti et al. envolvendo 38 mulheres após 7 dias de uso de Metronidazol gel 2.
Mantenha uma lista de todos os produtos usados (incluindo prescrito, sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico.
Consulta Remédios, através da sua plataforma própria, é a agência autorizada das seguintes farmácias e drogarias, devidamente autorizadas pela Anvisa e órgãos competentes, à saber: 65.837.916/0031-61, 08.011.373/0001-70, para visualizar todas as farmácias, clique aqui.
Além disso, algumas efeitos colaterais mais graves podem surgir como convulsões ou neuropatia periférica, com sintomas como sensação de formigamento, dor ou sensibilidade nas mãos ou pés, por exemplo, sendo importante comunicar ao médico caso a pessoa apresente esses sintomas. Saiba identificar os sintomas de neuropatia periférica.
Excipientes: fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, amido de milho, estearato de magnésio, povidona K30, hipromelose, macrogol 20.000.
Pacientes com doença severa, ativa ou crônica, do sistema nervoso central e periférico devem ter cautela ao tomar Flagyl, devido ao risco de agravamento do quadro neurológico. Siga a orientação do seu médico.
Algumas pessoas sendo tratadas com metronidazol podem passar por problemas de saúde mental, tais como pensamentos irracionais, alucinações, sentir-se confuso ou deprimido, incluindo pensamentos de automutilação ou suicídio. Estes sintomas podem ocorrer mesmo em pessoas que nunca tiveram problemas semelhantes antes. Se você ou outras pessoas ao seu redor perceberem algum destes efeitos colaterais, pare de tomar este medicamento e procure imediatamente o seu médico.
O Flagyl pode causar vacinas bacterianas (como a vacina contra a febre tifoide) para não funcionar tão bem. Não tome imunizações ou vacinas enquanto estiver usando este medicamento, a menos que seu médico lhe oriente.
Foram notificados com metronidazol casos de reações cutâneas bolhosas severas, como síndrome de Stevens Johnson (SSJ) (forma grave de reação alérgica caracterizada por bolhas em mucosas e em grandes áreas do corpo), necrólise epidérmica tóxica (NET) (quadro grave, caracterizado por erupção generalizada, com bolhas rasas extensas e áreas de necrose epidérmica, à semelhança de grande queimadura, resultante principalmente de uma reação tóxica a vários medicamentos) ou pustulose exantemática generalizada aguda (PEGA) (doença rara, que se caracteriza pelo desenvolvimento abrupto de pústulas sobre áreas da pele, acompanhadas por febre alta e aumentos dos leucócitos no sangue. Se estiverem presentes sintomas ou sinais de SSJ, NET ou PEGA, o tratamento com Flagyl deve ser imediatamente interrompido.