O exame andrológico completo fundamenta-se na avaliação de todos os fatores que contribuem para a função reprodutiva normal do macho. ... Assim, o exame andrológico é indicado para prevenir ou diagnosticar problemas reprodutivos a fim de possibilitar a otimização do uso dos reprodutores.
O objetivo do curso de andrologia é capacitar e atualizar médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária que atuam na área de bovinos a realizarem o exame andrológico. De maneira teórico-prática, o curso irá abordar técnicas de exame semiológico, reprodutivo, coleta, avaliação e descongelamento de sêmen.
Quais são os parâmetros avaliados no exame andrológico de reprodutores, a campo? O exame andrológico completo compreende o exame físico-clínico geral, a avaliação das características físicas e morfológicas do sêmen e o teste de comportamento, que inclui a avaliação da libido.
Quanto à análise das características morfológicas dos espermatozoides, quais são os limites permitidos de defeitos, segundo o Colégio Brasileiro de Reprodução Animal? (A) O total de defeitos maiores pode chegar a 20%, enquanto o total de defeitos menores não pode ultrapassar 15%.
1) Aspecto e volume: deve apresentar coloração uniforme e aparência opaca/cremosa. Este é o melhor indicativo da alta concentração espermática. O volume é utilizado para cálculo da dose espermática, estimando o número total de células.
por palheta. Em 160 palhetas de 0,5 mL cabem 80 mL, sendo que (6 mL) são do ejaculado e os 74 mL restantes do diluente Botu-Bov. Então na proveta onde se encontra os 6 mL do sêmen será adicionado 74 mL de Botu- Bov. Após envase das palhetas estas vão à refrigeração 5°C (geladeira) por 4 horas.
Uma das primeiras fases do exame andrológico começa no piquete onde o animal se encontra. A avaliação já começa durante o trajeto do animal até o tronco. O touro só tem valor reprodutivo se conseguir cobrir a fêmea e produzir espermatozoides. Dessa forma, um dos primeiros parâmetros avaliados é o animal em movimento.
A estação de monta (EM), ou período de monta, é uma prática da criação de bovinos em que as fêmeas em reprodução são expostas ao touro ou à inseminação artificial (IA) durante um determinado período do ano, com o objetivo de concentrar os partos e, em sequência, as operações (desmama, vacinações, vermifugações, etc.).
Enquanto o animal recém-nascido é denominado de bezerro (até que complete um ano de idade), o período de um até três anos é denominado como a fase de garrote ou novilho do bovino. Embora sejam fases muitos próximas, os cuidados com os animais são diferente.
Boi é o termo utilizado para se referir ao macho castrado, que não pode reproduzir. Já o touro é aquele que tem aptidão reprodutiva, ou seja, não é castrado. O touro costuma ser utilizado pelo homem nas criações de gado bovino, com o objetivo de cruzar com as vacas e aumentar o rebanho.
18 – 22 anos
Segundo especialistas, um touro reprodutor cobre de 25 a 30 vacas.
Na pecuária de corte, enquanto em regime de monta natural, um touro pode servir até 100 vacas por ano. Já a industrialização do sêmen, de igual número de montas, pode produzir cerca de 30.
Os animais, independentemente da espécie, podem ter a idade identificada a partir da arcada dentária. É muito comum esse dado ser feito por um veterinário, mas o produtor rural também pode saber a idade dos bovinos pelos dentes. Saiba como. A expectativa de vida de um bovino é entre 18 e 22 anos.
24 meses
A determinação da idade dos caprinos e ovinos por meio da avaliação da dentição é um processo relativamente simples. Para isso, primeiro é necessário conter adequadamente o animal, levantar o lábio superior e abaixar o inferir, expondo os dentes incisivos, conforme a Figura 3.
Conhecer o número exato de dentes de um equino facilita na hora de calcular a idade do animal que possui seis incisivos na mandíbula e seis no maxilar. Os dois do meio são chamados de “pinças”. Seguindo para fora, há os “médios” e os “cantos”, que são os incisivos na frente da barra.
Veja abaixo as idades humanas correspondentes para cachorros de um ano a 12 anos:
15 – 18 anos
Caso a cabra esteja prenha, o ânus se afastará da região da cauda, e a vulva ficará mais comprida, parecendo uma lágrima. Procure o veterinário, ou peça que ele venha até seu rebanho. O veterinário pode fazer um exame de sangue para verificar a gravidez da cabra.
"Em um hectare de pasto cabem de 100 a 150 cabritos para 10 bois". A condução do rebanho, segundo Gonçalves, também é simples.
Criar cabras não requer grandes investimentos nem manejo criterioso