A clavícula forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um “S” itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula.
Artrite ou artrose Uma dor localizada na altura da omoplata também pode ser sinal de um desgaste da articulação do ombro (artrose) ou sua inflamação (artrite). Em caso de artrite, há risco de irradiação até a omoplata e surgimento de dores crônicas e intensas na região escapular.
A clavícula é um osso que ajuda nossos braços a se movimentar. Ela faz a ligação entre o braço e o tronco. Se você passar a mão do ombro até o meio do peito, você poderá senti-la! Ela tem duas curvinhas, como um S.
A clavícula, do latim clavicula (pequena chave), é um osso par presente no esqueleto humano que liga os membros superiores ao tronco.
O rádio é o osso do antebraço, é o mais curto dos dois ossos do antebraço. Se estende anatomicamente na parte lateral do antebraço, indo do cotovelo até ao lado do punho onde se encontra o carpo. Proximalmente articula-se com o úmero no capítulo deste, distalmente com o carpo e medialmente com a ulna.
O rádio é o maior dos dois ossos que formam o antebraço. A extremidade no sentido do punho é chamada de extremidade distal.
Úmero: estende-se do ombro ao cotovelo, onde se une à ulna e ao rádio; Rádio: estende-se do cotovelo ao pulso, na mesma direção do polegar; Ulna: estende-se do cotovelo ao pulso, na mesma direção do dedo mínimo.
É o osso lateral do antebraço. É o mais curto dos dois ossos do antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e a ulna e distalmente com os ossos do carpo e a ulna.
O cúbito é o osso medial do antebraço (na posição anatómica) em relação ao osso rádio. Os seus principais acidentes ósseos são: ... Incisura radial (lateral ao processo coronóide, onde a cabeça do rádio articula-se);
Significado de Ulna substantivo feminino [Anatomia] O mesmo que cúbito. Medida antiga equivalente a uma braça.
O olécrano é uma parte da ulna, um dos ossos do antebraço. Ele se articula com o úmero no cotovelo.
Acrômio ou acrómio é a apófise (projecção de um osso) da extremidade externa da espinha da escápula, onde se prende ao músculo deltóide. Articula-se, nos seres humanos, com a clavícula. Faz parte da face dorsal da escápula.
substantivo masculino [Anatomia] Tipo de saliência arredondada óssea que se situa na parte superior da ulna, formando a ponta do cotovelo. Forma mais usada: olêcranio. Etimologia (origem da palavra olécrano). Do grego olékranon.
Pode haver necessidade de imobilização do cotovelo, em caso de luxação completa, que normalmente é tratada através de cirurgia. A imobilização pode durar 20-40 dias, sendo necessário complementar o tratamento através de fisioterapia para normalizar a movimentação do cotovelo.
Articulação do Cotovelo
Com o passar dos anos, a prótese pode sofrer desgaste e precisar ser trocada. Trabalhos mostram que 90% das próteses duram mais de 5 anos e 80% das próteses, mais de 10 anos, sem necessidade de troca.
O principal músculo responsável pela extensão do cotovelo é o tríceps. O movimento teste ocorre no plano sagital. Ao realizar este teste, evitar a flexão do ombro e observar a posição do antebraço, se não estiver na posição anatômica.
Para além de se articular com o cotovelo, o antebraço tem dois movimentos próprios, a pronação e a supinação e, por essa razão, tem músculos específicos para esses movimentos, para além de albergar os músculos flexores e extensores dos dedos. O movimento em relação ao cotovelo é realizado pelo músculo braquiorradial.
Vários músculos e tendões cruzam o cotovelo contribuindo para os movimentos. Na porção anterior, encontram-se os músculos braquial (principal flexor) e bíceps (flexor e principal supinador). Na porção posterior, por sua vez, está o músculo tríceps (principal extensor).
A articulação do cotovelo é um gínglimo ou articulação em dobradiça. Possui três articulações: úmero-ulnar, entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna, úmero-radial, entre o capítulo do úmero e a cabeça do rádio e rádio-ulnar proximal, entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna.
Na parte interna, o epicondilo medial é o local de inserção dos músculos do antebraço responsáveis por fechar os dedos e fletir o punho. Estas duas áreas são importantes pois são áreas comuns de dor no cotovelo. Todos os nervos que descem do braço e vão para o antebraço e mão passam pelo cotovelo.
Evidentemente, o braquial atua apenas na articulação do cotovelo. Durante a contração, ele flexiona o antebraço tracionando a ulna. O braquial é o flexor mais potente do antebraço, independentemente da posição do antebraço.
a) Agonistas: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: realizar uma flexão de cotovelo, o agonista é o bíceps braquial. b) Antagonistas: músculos que se opõem à ação dos agonistas.
Resposta. Resposta: Vou responder as duas de uma vez. Se seu braço está sobrado, seu bíceps é o agonista e seu tríceps é o antagonista, mxas, se você fizer o oposto, seu tríceps é o agonista e seu bíceps é o antagonista.
Então, basicamente, o músculo bíceps tem uma origem dupla, mas uma inserção única. Isso define a estrutura do músculo, então ele tem as duas cabeças que se fundem em um único corpo distal....Músculo bíceps braquial