O Estados Unidos tem cerca de 41 milhões de falantes nativos de espanhol. Outros 11,6 milhões de americanos são bilíngues, falando inglês e espanhol. Com esses números, o país vigora na vice-liderança dos que mais falam espanhol no mundo, de acordo com o Instituto Cervantes.
Também é importante constatar que há países da África que falam espanhol. São pequenas comunidades na Angola e no Sudão. Além disso, o espanhol é uma das três línguas da Guiné Equatorial.
Em geral, tendem a suprimir o “erre”, são yeist e seseante em algumas regiões, os artigos tú e usted são utilizados alternadamente, e outras características que podem ser peculiares aos falantes de espanhol em outros países.
Pois então, Porto Rico é uma ilha do Caribe cujo território faz parte dos Estados Unidos. Então, por lá existem dois idiomas oficiais: o inglês e o espanhol.
Saber falar espanhol é uma mais-valia para si já que se poderia desenvolver, ou ter boas oportunidades de vida e trabalho em três dos cinco continentes que tem o mundo.
Esse país possui uma das melhores qualidades de vida da América Latina. O Uruguai tem um extenso litoral de praias incríveis, como a famosa Punta Del Este. O espanhol uruguaio é famoso pela sua pronúncia única, com muito “chiado”.
O espanhol centro-americano é marcado por uma forte influência de línguas maias como o Poqomam ou Poqomchi’. Mas basicamente é fácil de compreender. Em qualquer caso, não é realmente possível falar de um único espanhol, mas de várias variantes. Agora vamos olhar para os países.
O país possui um dos mais baratos custos de vida para os brasileiros e faz fronteira com quatro estados — Acre, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Um fato curioso é que a Bolívia tem duas capitais: La Paz (capital administrativa) e Sucre (capital oficial).
E a galera dirá, quais estas vantagens? Pois a primeira delas é que você teria acesso a países de 3 continentes diferentes, o que lhe dará grandes benefícios no momento de procurar trabalho.
Tal como noutros países da América Central, em El Salvador as pessoas falam de si. No entanto, a forma como utilizam a língua permite a utilização e o tú em alturas diferentes.
O Equador é mais uma nação americana colonizada pela Espanha durante muitos séculos. O resultado é que o espanhol continua como idioma falado, permanecendo estável, e sendo assimilado pelas especificidades da região.
Tal como na Colômbia, o espanhol venezuelano não é homogéneo. Na região andina, a língua é falada de forma lúdica, algo semelhante à do centro-norte da Colômbia. No Ocidente, eles vosea (dizem vos em vez de tú).
Outros aspectos bastante conhecidos desse país, que ajudam também a levar o espanhol para os quatro cantos, são a comemoração do Día de los Muertos, em celebração àqueles que já se foram, a tequila, uma bebida muy típica – arriba, abajo, al centro y adentro ? – e a maravilhosa cidade de Cancún, um dos pontos turísticos mais visitados.
¡Hola! Preguntita rápida: você sabia que o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, considerando o número total de falantes nativos? A estimativa é de que o espanhol seja falado por cerca de 493 milhões de nativos. E essa quantidade toda de gente que tem esse idioma como língua materna nasceu em um dos 21 países que falam o espanhol como língua oficial!
E, como por aqui nós só te damos dicas boas, aqui vai mais uma: com a newsletter de espanhol do Letras Academy, você vai receber em seu e-mail várias dicas fresquinhas para aprender espanhol enquanto fica por dentro das novidades do idioma. Não vai perder essa, né?
Outra curiosidade é que além do espanhol, o guarani também figura como idioma oficial do país. Essa informação já antecipa o quanto o castelhano falado por lá é rico em diversidade e originalidade, concorda?
No italki, você pode encontrar o seu professor de Espanhol entre todos os professores qualificados e experientes. Agora experimente a excelente jornada de aprendizado de idiomas!
Se você, assim como nós, é fã de música, então já deve ter ouvido muito o espanhol colombiano em algumas vozes como Shakira, Sebastián Yatra, Juanes e Morat.
Pela proximidade entre o nome do país e o nome do idioma, a Espanha geralmente é uma referência quando pensamos em espanhol, verdade?