Onde guardar dinheiro com segurança é um questionamento para quem já entendeu que poupar é um ótimo hábito. Sabendo isso, podemos contar com uma reserva de emergência para momentos de aperto, fazer compras de valor mais alto, conquistar nossos sonhos e alcançar nossa independência financeira.
A principal vantagem do está nos custos: enquanto fundos cobram até 4% ao ano de taxa de administração, muitas corretoras praticam taxa zero no Tesouro Direto, e a taxa paga à B3 (Bolsa de Valores de São Paulo, que fica responsável pela custódia dos títulos) é de apenas 0,3% ao ano. Esse investimento também é bastante acessível: o mínimo para aplicar é de R$ 30.
Em ocasiões pode parecer muito difícil saber como economizar dinheiro e guardá-lo em um bom esconderijo para evitar um possível roubo. Por isso, é importante esconder o dinheiro em casa em lugares que não levantem suspeitas.
Um desses lugares é o interior de um vaso. Para que fique bem guardado, coloque bem as notas em um saco plástico com fecho hermético e enterre em um vaso grande. Trate de enterrá-lo o mais fundo possível para que não se possa ver nada ao olhar para ele.
Como exemplo, podemos citar o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), fundos de renda emitidos por instituições securitizadoras — ao contrário do LCA e do LCI, que são feitos por instituições financeiras.
Se tem algo que 2020 nos ensinou é: precisamos poupar o nosso dinheiro! Quando criamos a consciência de quão importante é guardar parte do dinheiro que ganhamos, alcançamos a liberdade de ter dinheiro em caixa para compras de alto valor e a segurança de contar com uma reserva de emergência, por exemplo.
Basicamente, poupar dinheiro é guardá-lo regularmente. Portanto, você gasta menos dinheiro do que ganha e guarda o que sobra, um hábito que deve ser uma parte automática do seu orçamento mensal. Lembre-se: não existe ninguém que tenha sucesso financeiro sem poupar.
Contudo, a boa notícia é que conteúdo de qualidade sobre esse tema não falta na internet. Aqui mesmo no blog, temos muitos materiais em texto, áudio e vídeo. Aproveite!
Você precisa vencer uma verdadeira cultura de não poupar, que está bastante enraizada na sociedade brasileira — um estudo da Unicamp mostra que 80% dos brasileiros não guardam dinheiro.
Segundo levantamentos, o rendimento acumulado da poupança em 2020 foi de 2,11%, um valor considerado bastante baixo. Em 2021, o rendimento dos primeiros meses está abaixo dos números do mesmo período no ano anterior.
Não se esqueça de tapar de novo a área com a mesma terra que você retirou antes para não deixar sinais de que cavou ali e sinalize a zona de uma forma que possa parecer algo casual, como com um vaso em cima, mas que você identifique com facilidade. Outra opção é colocar uma grande pedra no local, que possa servir como referência.
Para que o dinheiro não estrague, guarde as notas em um envelope ou saco hermético e espere que passe a fase mais inquieta do seu peludo para escolher esses lugares como esconderijo. Se ele é muito brincalhão, assegure-se de que é impossível que acesse o envelope e acabe estragando-o. Grudá-lo embaixo da casinha é a melhor alternativa.
Por exemplo, se você quer juntar 100 mil reais para comprar um bem, que tal dividi-lo em 4 metas de 25 mil reais? Isso vai facilitar a visualização da realização, encurtar os prazos e tornar as ações menos “assustadoras”. O objetivo da compra do bem está lá, mas vencer etapa por etapa vai motivar mais, especialmente quando elas forem alcançadas uma a uma.
Aliás, para investir no tesouro direto basta ir na plataforma do Tesouro Direto e escolher uma opção.
Agora que você já descobriu como guardar dinheiro em casa, te recomendamos também o seguinte artigo: Melhores plantas para atrair dinheiro.
Vai perceber na prática que aplicações financeiras oferecem boa rentabilidade para você alcançar seus objetivos e sonhos, bem como para garantir sua independência financeira e realizar grandes projetos.
Já quem quer investir na bolsa e não precisa de um retorno para os próximos meses, pode optar por uma aplicação no fundo de renda fixa, como o Tesouro Direto.
Além disso, há a questão da segurança. Por exemplo, o dinheiro guardado em casa está sujeito a roubos e furtos. E não é só a violência que pode comprometer esse “pé de meia”: incêndios, inundações e o próprio desgaste podem danificar as notas. É melhor procurar um banco para guardar suas economias.
Por isso, é importante guardá-lo bem em casa se não está no banco. Um bom lugar é uma gaveta de meias. Você pode enrolar as notas e colocá-las em uma meia ou amarrá-las com um elástico para colocar o dinheiro dividido dentro de várias meias. Depois é só colocar as meias bem no fundo da gaveta e seu dinheiro estará a salvo!
Desde sempre as pessoas guardam dinheiro nos cantinhos mais insuspeitos da casa com o objetivo de conservá-lo sem medo de roubo. Na atualidade, costuma-se depositar em uma conta bancária pertencente a uma entidade financeira, mas ainda há muitas pessoas que desconfiam e preferem guardar o dinheiro em casa para tê-lo bem controlado ou aquelas pessoas que preferem ter uma parte em casa e uma parte no banco.
A poupança é uma das formas mais conhecidas pelas pessoas na hora de guardar dinheiro. Basicamente, após a inserção do capital, ele começa a render — e o retorno varia no decorrer do ano.