O que uma operaço compromissada? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As operações compromissadas podem ser entendidas como uma dinâmica de compra e recompra de ativos. Isso porque elas são um empréstimo que tem como lastro (garantia) um título de renda fixa e possuem prazo determinado para a devolução. Um dos agentes mais comuns nas operações compromissadas é o Banco Central.
O que são operações compromissadas Banco Itaú?
O que é CDB DI e compromissada DI? São aplicações com rentabilidade diária que permitem resgates parciais ou totais com a manutenção da remuneração contratada, a partir do segundo dia útil do investimento. Ambas rendem um percentual da taxa DI, fixado no momento da contratação e mantido durante toda a operação.
Quem pode fazer operações compromissadas?
E o título deve ser previamente habilitado como operação compromissada, seguindo as regras previstas na Resolução n. 3.229/2006, do Conselho Monetário Nacional (CMN). Este tipo de operação é acessível para pessoa física e jurídica, sendo bastante procurado para quem tem um perfil mais conservador.
O que é o PU550?
Em toda operação de mercado aberto, existe uma contrapartida em títulos públicos federais que serve de garantia (lastro) de cada operação. Os preços de lastro são chamados no mercado de PU550 (antiga resolução 550 do BACEN, hoje sem efeito).
O que controla a taxa Selic?
A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.