EQST

O Que Uma Dieta Especial?

O que é uma dieta especial?

As dietas especiais são aquelas pensadas para pessoas com alguma restrição alimentar, seja por uma patologia ou por opção.

Quais são as dietas especiais?

As dietas orais hospitalares especiais são as que necessitam de alteração em algum nutriente para serem utilizadas em situações específicas. Dentre elas fazem parte a dieta hipogordurosa, a hipoprotéica e para diabéticos.

Quais são os tipos de dieta?

Estas são as 10 dietas mais famosas do momento
  1. As dietas do momento.
  2. Pirâmide alimentar da OMS.
  3. Dieta mediterrânea.
  4. Dieta Paleolítica (Paleo)
  5. Dieta DASH.
  6. Dieta Low-Carb, High Fat.
  7. Dieta Atkins.
  8. Vegetariana/vegana.
Mais itens...•11 de out. de 2015

O que são dietas especiais ou terapêuticas?

As dietas terapêuticas são tratamentos ofertados ao paciente com necessidades nutricionais específicas, auxiliando na recuperação de doenças. Por exemplo, nutrientes como calorias e proteínas podem ser aumentados ou diminuídos na alimentação, de acordo com a recomendação médica.

Quais são os tipos de dietas hospitalares?

São elas: dieta geral ou normal, branda (leve), pastosa, semilíquida e líquida (geral e restrita).

Quais os tipos de dieta oral?

As dietas orais hospitalares recebem diferentes classificações para atender às necessidades individuais de cada paciente. Dividem-se em normais, modificadas e especiais. As dietas normais, por sua vez, classificam-se em: geral, branda, leve, líquida, pastosa, papa I e II.

Quais são os 3 tipos gerais de dietas?

Tipos de dieta para emagrecer Dieta Low carb. Dieta paleolítica. Dieta cetogênica.

Qual melhor tipo de dieta para perder peso?

Entre as mais indicadas para o objetivo de perder barriga estão a cetogênica, mediterrânea, low carb, jejum intermitente, Dukan e dieta do metabolismo rápido.

Qual a diferença entre dieta normal e dieta especial?

São elas: dieta geral ou normal, branda (leve), pastosa, semilíquida e líquida (geral e restrita). b) Dietas Especiais ou Terapêuticas: caracterizam-se pelas mudanças na sua estrutura química (modificação de nutrientes) com finalidades terapêuticas, podendo também incorporar as alterações de consistência.

Quais os tipos de modificações na consistência das dietas?

As dietas hospitalares podem sofrer 3 tipos de modificações: na consistência, nos nutrientes e na composição. As dietas modificadas em consistência são aquelas que sofrem alterações na textura dos alimentos e preparações, adequando assim, a alimentação do paciente a condição clínica, física ou neuropsicomotora.

Qual a finalidade da dieta branda?

Dieta branda – é indicada para pessoas que precisam que a comida seja mais fácil de mastigar, engolir e digerir. Esse tipo de dieta, por exemplo, pode incluir: frutas macias, arroz, feijão, carne, legumes cozidos e gelatina. Dieta pastosa – é indicada para pacientes com dificuldade de mastigação.

Quais os alimentos proíbidos na dieta branda?

ALIMENTOS A SEREM EVITADOS:
  • Leite e derivados;
  • Verduras;
  • Frutas com casca e sementes;
  • Alimentos gordurosos em geral: molhos industrializados, cremes gordurosos, manteiga, banha, gordura vegetal hidrogenada, etc.

Quais as características da dieta branda?

a) Características - Alimentos com consistência macia pela cocção. - Devido sua consistência atenuada, possui menor quantidade de resíduos. - Não há diferenças significativas quanto ao teor calórico e nutricional em relação à dieta normal. Em média oferece 2.000kcal/dia em um fracionamento de 6 refeições/dia.

O que é dieta e quais tipos?

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra "dieta" está associado a uma forma de conter o peso e/ou manter a saúde em boas condições.