TENSOATIVOS ANIÔNICOS USADO NA LIMPEZA EM GERAL. ... Capazes de alterar as propriedades superficiais de um líquido, os agentes tensoativos são compostos por uma parte hidrofílica (polar) e por outra hidrofóbica (apolar).
Os tensoativos aniônicos apresentam em suas moléculas uma região polar de carga negativa. Representam o subsegmento de tensoativos mais utilizado no Brasil devido ao custo relativamente mais baixo. Possuem boas propriedades de limpeza, alto poder espumante, alta detergência e alta umectância.
Surfactantes aniônicos são moléculas que possuem cabeça polar do tipo aniônica, ou de carga negativa, e como principal representante desta classe encontra-se o dodecilsulfato de sódio (SDS).
Resposta. Tensoativo Aniônico - São quando em uma solução aquosa, possuem carga negativa em sua porção hidrofílica. Tensoativo Catiônico - São caracterizados por possuírem um grupo hidrofílico carregado positivamente ligado à cadeia graxa hidrofóbica.
Um produto surfactante ou tensoativo é uma substância utilizada para limpeza em geral, pois consegue “envolver” a sujeira e retirá-la junto com a água, através de um processo chamado emulsificação. ... Dentre os tipos de tensoativos encontrados, temos os catiônicos, aniônicos e os não-iônicos.
Como dito, os surfactantes são moléculas anfifílicas que possuem partes hidrofóbicas e hidrofílicas. A cauda hidrofóbica é um hidrocarboneto, fluorocarbono ou siloxano. Os surfactantes são normalmente classificados com base em sua cabeça polar, pois as caudas hidrofóbicas são geralmente semelhantes.
A partir dos valores do Logaritmo da Concentração (log c) versus Tensão Superficial (γ) obtém-se um gráfico onde o ponto da intersecção de duas retas corresponde a c.m.c.
Conforme define o artigo 1º do referido decreto, “O Conselho Municipal de Contribuintes – CMC é órgão de caráter permanente, consultivo, deliberativo e de aconselhamento, com a finalidade de julgar os recursos voluntários e de ofício de decisão de primeira instância sobre a aplicação da legislação relativa aos tributos ...
Micela é uma estrutura globular formada por um agregado de moléculas anfipáticas, ou seja, compostos que possuem características polares e apolares simultaneamente, dispersos em um líquido constituindo uma das fases de um coloide.
Primeiramente, acontece a formação da micela porque, ao dissolver o detergente (ou sabão) em água, vai existir uma tendência entre as partes apolares de se unirem ( como se fosse um imã). Isso vai formar uma estrutura a qual vai capturar a substância não desejada (gordura) em seu interior.
As micelas agem sobre a maior parte das impurezas do nosso cotidiano, como poluição, resíduos de maquiagem, poeira, fumaça, oleosidade, entre outros. Tudo isso sem agredir a estrutura que estão higienizando.
Inicialmente, ocorre a formação da micela porque, ao dissolver o detergente (ou sabão) em água, existirá uma tendência entre as partes apolares de se unirem, formando uma estrutura similar à indicada na figura ao lado. Esta estrutura “capturará” a substância indesejável (gordura/óleo) em seu interior.
água, podem formar três tipos de agregados: micela, bicamada ou lipossomo. Lipídios com uma única cadeia carbônica, como sabões e detergentes, devido à forma cônica e afilada de suas moléculas, constituem, preferencialmente, micelas.
O lipossoma de girassol é uma vesícula formada por várias enzimas que podem ter como função a quebra e mobilização de moléculas de gordura e, por isso, poderia ser utilizada no tratamento da gordura localizada a partir da injeção de lipossomas no local a ser tratado.
Álcool. A sua adição ocorre porque a solubilização do óleo é melhor no álcool do que em água e assim o endurecimento do sabão caseiro se torna mais rápido.
A saponificação cadavérica é um fenômeno que transforma o cadáver a ponto de conservá-lo da decomposição. Após a morte é comum que o cadáver passe pelo processo comum de putrefação, isso ocorre através da atuação ativa de bactérias, quando as enzimas, em determinadas situações, geram a desintegração do corpo.
A morte do corpo humano As bactérias começam a digerir as proteínas, e em seguida excretam gases como metano, cadaverina e putrescina. Elementos que geram um forte odor. ... Devido ao acúmulo de gases excretados pelas bactérias, o corpo humano começa a ter um aspecto mais esverdeado e inchado.
Inicia-se pelo aparecimento de uma mancha esverdeada na pelé da fossa ilíaca direita (mancha verde abdominal), cuja cor é devida à presença de sulfometahemoglobina. Nos recém-nascidos e nos afogados, a mancha verde é torácica e não abdominal, com cheiro característico (transformação da hemoglobina).
OBS: Corificação: é um tipo de mumificação que ocorre em cadáveres que permanecem em urnas lacradas e forradas com zinco, fazendo com que os tecidos de revestimento do cadáver endureçam e fiquem parecidos com couro. ... Saponificar é recobrir o cadáver, no todo ou em parte, por material gorduroso, parecendo cera.
Os fenômenos cadavéricos abióticos são aqueles que se tornam evidentes logo após a morte do indivíduo, ainda antes da proliferação bacteriana e têm curta duração. São exemplos: arrefecimento corporal, aparecimento de livores de hipóstase, dessecamento tegumentar e rigidez cadavérica.
Tanatologia Forense. É a parte da Medicina Legal que estuda a morte e as suas repercussões na esfera jurídico-social. A morte, na sua acepção mais simples, consiste na cessação total e irreversível das funções vitais.
Tanatologia é o estudo científico da morte. Ele investiga os mecanismos e aspectos forenses da morte, tais como mudanças corporais que acompanham o período após a morte, bem como os aspectos sociais e legais mais amplos. É, principalmente, um estudo interdisciplinar.