Orgão anfícrino, ou seja, é uma glândula exócrina e endócrina. Forma prismática com 3 superfícies (anterior, posterior, inferior) e 3 bordas (superior, inferior, anterior).
São as glândulas que apresentam secreção endócrina e exócrina, como o pâncreas por exemplo. Neste órgão há secreção de enzimas que são lançadas no duodeno (secreção exócrina) e secreção de insulina, glucagon e somatostatina por células das ilhotas pancreáticas.
As glândulas anfícrinas são aquelas com secreção exócrina e endócrina, como pâncreas e fígado. ... As glândulas mistas produzem substâncias que são liberadas em órgãos ocos e também produzem hormônios que são liberados diretamente no sangue. Exemplos de glândulas anfícrinas são: -O pâncreas.
O epitélio glandular está constituído por células isoladas ou grupamentos de células formando estruturas individualizadas, denominadas de glândulas, cuja função é a secreção. Entende-se por secreção a produção e a liberação pelas células de um fluido contendo substâncias como muco, enzimas ou um hormônio.
Dessa forma, em se tratando do fígado, sua função é secretar a bile, composta de um liquido cheio de enzimas que irão emulsificar as gorduras do bolo alimentar. Já o pâncreas tem como função a secreção do suco pancreático, que contém enzimas que irão degradar proteínas e lipideos.