O que um expansor de mama? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os expansores de tecido são próteses temporárias infláveis que se parecem com um balão. Eles são utilizados após uma mastectomia para preparar a mama para a cirurgia de reconstrução. O expansor estica a pele da mama e os músculos da parede torácica para criar espaço para colocar uma prótese de mama permanente.
Como é o expansor?
Já o expansor pode ser descrito como uma espécie de balão, que é colocado vazio no leito cirúrgico e possui válvula para a insuflação. A escolha entre prótese ou expansor depende do cirurgião, da extensão da cirurgia e do tipo de tratamento complementar.
Quem pode fazer reconstrução da mama?
A reconstrução mamária é uma cirurgia plástica reparadora, que pode ser realizada após a retirada da mama em decorrência do tratamento contra o câncer. A grande maioria das mulheres que passam pela mastectomia têm indicação para a reconstrução.
Como fazer reconstrução da mama?
Para isso, existem dois tipos principais de reconstrução mamária, que podem ser feito com:
Implante: consiste em colocar um implante de silicone debaixo da pele, simulando a forma natural da mama;
Retalho abdominal: é retirada pele e gordura da região abdominal para usar na região das mamas e reconstruir os seios.
Como encher o expansor de mama?
Utiliza-se um expansor temporário, que é um invólucro de silicone vazio (um balão de silicone) com uma válvula acoplada. O expansor é inserido atrás da pele e do músculo do tórax. Já durante a primeira cirurgia ele é insuflado com 30% do seu volume total com soro fisiológico.
Como é feita a mastectomia total?
Mastectomia simples. Nesse procedimento, o cirurgião remove toda a mama, incluindo o mamilo, aréola e pele. Dependendo da situação alguns linfonodos axilares podem ser retirados. A maioria das mulheres, recebem alta hospitalar ao dia seguinte ao procedimento.