O custo direto é aquele que pode ser diretamente atribuído a um produto ou serviço. Ou seja: é aquele custo que não precisa de nenhum critério para ser apropriado, ele possui um valor ou uma proporção pré-definida. O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto.
Confira aqui mais informações! Os custos diretos e indiretos são os custos definidos no orçamento de obra que estão relacionados com a execução de um serviço e os custos do rateio da administração central da empresa, assim como, as taxas, seguros, impostos, etc.
Outros exemplos de custos indiretos Equipamentos de escritório; Prestadores de serviços terceirizados, como limpeza, segurança e vigilância; Aluguel do espaço da fábrica; Seguros e taxas de manutenção.
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (000) e 20% para os produtos Y e Z (5..
Já para calcular os custos indiretos, somam-se os gastos obtidos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do produto, como aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica, os chamados custos indiretos de fabricação ou CIF.
Vamos lá, passo a passo. Para fazer o rateio do total dos custos indiretos, basta dividir o valor do que mais interferiu, no caso, a matéria prima, pelo valor total do mesmo e multiplicar o resultado dessa divisão pelo valor total dos custos indiretos.
Assim, teremos: CPP = Matéria-prima $ 200.
GGF = Gastos gerais na fabricação (Como por exemplo: aluguel, energia, depreciações, mão de obra indireta, dentre outros)....Assim a contabilidade deverá nos passar os demais dados para o cálculo do CPV:
CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF
Basicamente, é da soma desses dois valores (custos + lucro) que é possível calcular o preço de venda final de um determinado item ou serviço. Porém, antes de tudo é imprescindível saber definir o quanto, de fato, sua empresa ganhará após uma venda, ou seja, qual será o será o seu lucro.
Na prática simplificada, o cálculo é feito da seguinte maneira: Dividimos os custos variáveis e fixos pelas quantidades unitárias dos produtos; somamos o lucro e as avaliações de mercado, para então obter o preço unitário. Parece simples, mas na prática o processo é bem complexo e demanda atenção em muitos detalhes.
Existem várias fórmulas para definir o preço de um produto, mas o jeito mais simples é somando todos os custos mensais de produção e dividindo-os pela média de peças que podem ser produzidas no mesmo período.
Para calcular o custo de produção, o empreendedor deve considerar três grandes grupos de gastos: mão de obra, materiais e custos gerais de fabricação (depreciação, energia elétrica, manutenção). ... Os valores de aluguel, maquinários, custos de manutenção, depreciação dos equipamentos entre outros.
Devem ser contabilizados como despesas os itens: Honorários da diretoria e fretes nas vendas. Seguros da área de produção e material direto. Matéria-prima, seguros da fábrica e fretes. Honorários da diretoria, material direto, telefone.
Dos gastos abaixo relacionados, para fins de Contabilidade de Custos, devem ser classificados como despesas os itens: A. honorários da diretoria e fretes nas vendas. ... honorários da diretoria, fretes e seguros da fábrica.
R$ 332.
Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Definição do custo de produção dos bens ou serviços vendidos constante no Regulamento do Imposto de Renda (art. 290 do RIR/99 – art. 13 – Decreto-Lei nº 1.