substantivo feminino Sensação de ligeiras picadas: sentir comichão na garganta. Coceira intensa; prurido: comichão no lugar da picada. [Figurado] Desejo impaciente; vontade incontrolável de fazer algo; tentação. [Por Extensão] Sentimento aflitivo; ansiedade, impaciência.
O corpo reage a toxinas deixadas na pele - por exemplo, por insetos ou plantas - enviando substâncias químicas defensivas, como a histamina, à área irritada. É nesse momento que os sinais de coceira são enviados ao cérebro por terminações nervosas da pele.
A coceira no corpo surge quando alguma reação estimula as terminações nervosas da pele, entre os principais motivos estão: alergia, ressecamento da pele, suor ou a picada de inseto.
Notalgia Parestésica é o nome dado à coceira crônica nas costas, causada por alterações nos nervos de sensibilidade da coluna torácica. A coceira pode ser acompanhada por sensações de queimadura ligeiras ou dormência.
Mas Lúcia Pesca, psicóloga e especialista em sexualidade humana, arrisca uma explicação que pode servir para muitos casos: os homens coçam o saco por causa do desconforto que os pelos causam e pela sensibilidade da pele daquela região.
Quanto mais você se coça, mais vai se coçar Coçar a pele libera histamina extra, enviando mais sinais de coceira ao cérebro. Se fizer isso muito, você vai machucar a pele, correndo o risco de ter uma infecção.
As palavras coça e cossa existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra coça, muito utilizada pelos falantes, pode ser um substantivo ou uma forma conjugada do verbo coçar. Já a palavra cossa tem um uso muito reduzido.
A forma correta de escrita da palavra é coceira. A palavra coçeira está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino coceira sempre que quisermos referir uma grande comichão ou uma irritação na pele provocada pelo ato se coçar continuamente.
Um cocar é o adorno usado por muitas tribos indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de tribo pra tribo, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na tribo. Geralmente, é confeccionado de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.
O médico afirma que, por mais que pareça inevitável, jamais se deve levar os dedos aos olhos. O melhor a fazer é lavar com água limpa e procurar um especialista. ;Coçar é pior, porque a mão é suja e leva bactérias para os olhos, desenvolvendo a conjuntivite bacteriana ou mesmo podendo machucá-los;, ressalta.
O olho costuma coçar por causa do fim do dia, depois de ter ficado aberto por várias horas. Além disso, quando estamos cansados, diminuímos o ritmo das piscadas, o que deixa os olhos menos lubrificados.
Isso acontece especialmente porque cada testículo está ligado à região abdominal através de um músculo conhecido como cremaster. Esse músculo pode contrair involuntariamente várias vezes durante o dia, quer seja estimulado para isso ou não, fazendo com que os testículos subam.
4 dicas espertas que ajudam a evitar coceiras após a depilação
Confira algumas dicas para cuidar e aliviar os sintomas da irritação depois de depilar!
Ao terminar sua depilação, lave a pele cuidadosamente com água fria para fechar os poros. Chá frio de camomila ou hidrolatos (que você pode obter aqui) são boas opções como pós-procedimento por causa de suas ações calmantes.
Após se depilar, use hidratantes leves e livres de álcool e de fragrâncias. Hidratar a pele da virilha depois de depilar é uma forma de recompor a cútis agredida pela lâmina ou pela cera. Mas, quem tem costume de usar hidratantes com fragrância deve passar longe dessas versões.
7 passos para a depilação com lâmina ficar perfeita