EQST

O Que Sucesso Ecolgica De Um Ambiente Perturbado?

O que é sucessão ecológica de um ambiente perturbado?

Sucessão ecológica num sentido estrito refere-se à revegetação de uma área após a ocorrência de um distúrbio, como no abandono de uma área agrícola, ou na destruição de uma floresta por um grande incêndio, ou no recuo de uma geleira que expõe o relevo.

Qual o conceito de sucessão ecológica?

A sucessão ecológica pode ser definida como sequências de comunidades que surgem em um ecossistema até atingir a comunidade clímax. A sucessão ecológica diz respeito às mudanças graduais e progressivas que ocorrem em um ecossistema até que ele atinja uma comunidade com o máximo de desenvolvimento possível.

O que é sucessão ecológica exemplos?

A sucessão ecológica primária acontece em ambientes que anteriormente não haviam sido ocupados por outros organismos, ou seja, em áreas praticamente sem vida. Essa situação ocorre, por exemplo, em afloramentos rochosos, superfície de areia com exposição recente e lava vulcânica recém solidificada.

Qual a importância da sucessão ecológica?

A Sucessão ecológica altera o ambiente permitindo a inserção de novas espécies no habitat favorecendo a biodiversidade e a auto suficiência do ecossistema em questão. Esse conjunto de processos ocorre até uma instância máxima chamada de Clímax que será explicada posteriormente.

Qual a importância do regime de perturbações para a sucessão ecológica?

Distúrbio e Sucessão Além disso, o estudo das perturbações adquiriu maior importância com o aumento de sua intensidade e frequência pela ação do homem. Após perturbações, as comunidades vegetais tendem a retornar a um estado similar ao inicial, o que chamamos de sucessão ecológica.

Quais são os principais tipos de sucessões ecológicas?

A sucessão ecológica passa por três fases: Comunidade pioneira ou ecese; Comunidade secundária, intermediária ou seral; Comunidade clímax.

O que é sucessão ecológica quando ela é dita primária ou secundária?

Se o processo ocorre numa área até então desabitada, o processo se denomina sucessão primária. Se ocorre numa área que já tem ecossistemas que foram degradados por desmatamento, queimadas ou disposição irregular de resíduos sólidos, o processo é denominado sucessão secundária.